Estudo de caso cafeterias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 99 (24538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO EXECUTIVO

A cafeteria Café Vip é uma empresa voltada na comercialização de cafés, e uma empresa que possui características expressiva e própria, com atendimento personalizado, um ambiente aconchegante e sofisticado para proporcionar aos seus clientes um momento de relaxamento e descontração a qualquer hora do dia, além de contar com uma variedade de versões desta bebida que éconsiderada a paixão nacional. Para que a organização alcance com êxito os seus objetivos.
A cafeteria café vip esta localizada no bairro de Copacabana, Rua Barata Ribeiro, n.197, Rio de Janeiro.
Os produtos (doces e salgados) serão comprados prontos de fabricantes de nossa total confiança, para que nossos clientes estejam sempre adquirindo produtos de excelente qualidade, fresquinho ede um preço mais baixo que da concorrência. O quadro de funcionários é constituído pelos sócios e profissionais com habilidades técnicas para servir a organização e zelar para um bom relacionamento interpessoal entre eles.
Para a abertura do negócio elabora-se um relatório onde foi identificados todos os investimentos necessários para abertura da cafeteria tais como: gastos com obras einstalações, móveis e utensílios, máquinas e equipamentos suficiente para os primeiros meses de produção, além de outras despesas como aluguel, água, luz, gás, etc. A organização investiu um montante de R$ 150.000,00 que serão divididos em 37.500 cotas de R$1,00 por cada sócios, tratando-se de uma sociedade limitada. As atividades da empresa terão seu início em Agosto de 2010.
A empresa serárigorosamente planejada para enfrentar os seus concorrentes. Pretende-se manter sempre uma situação financeira saudável com controles preciosos sobre o fluxo de caixa, cujo superávit será a base para alavancar o crescimento da empresa.
Acredita-se que com inovações constantes e a confiabilidade de nossos clientes, a cafeteria Café Vip obterá sucesso em seu ramo de atuação, contribuindoassim para que tornarmo-nos uma empresa de referência em relação aos concorrentes, que nossos clientes estejam totalmente satisfeitos com nossos serviços, e consigamos atingir uma maior fatia de mercado.











































1 INTRODUÇÃO


A elaboração do plano de negócio é, atualmente, um tema abordado com muita freqüência emestudos e pesquisas sobre empreendedorismo.
De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas), o comportamento dos empresários brasileiros mudou. Atualmente, os donos de micro e pequenas empresas estão buscando mais conhecimento para iniciar e gerir negócios. Quanto mais informação mais competitiva será a empresa, já que a principal causa de fracasso dosempreendimentos é a falta e/ou deficiência em seu planejamento.
Segundo Dornelas (2005, p. 98), plano de negócios é “um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa”. Devido a isto, quanto maior a qualidade e precisão em sua elaboração, maior será a possibilidade de sucesso do negócio.
Este trabalho apresentará a viabilidade de implementação dacafeteria Café Vip que estará situada na Rua Barata Ribeiro 197, Copacabana, Rio de Janeiro. Foi escolhido este segmento de mercado pela identificação dos sócios com o ramo por ser um dos segmentos que mais cresce além de ser um investimento altamente lucrativo.
A metodologia de pesquisa utilizada nesse estudo será de acordo com as propostas de Vergara (2009), onde o tipo de pesquisa obedecerá aoscritérios de classificação apresentados, e serão expostos da a partir de dois aspectos: quanto aos fins e quanto aos meios.
a) Quanto aos fins a pesquisa será descritiva, pois expõe as características de determinada população;
b) Quanto as meios de investigação a pesquisa será bibliográfica e de pesquisa de campo. Bibliográfica, pois o estudo é sistematizado e com base em material publicado...
tracking img