Ativos antienvelhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Envelhecimento cutâneo

Envelhecer é natural e deve ser um processo sem traumas e com cuidados adequados.

O envelhecimento é caracterizado pelo desgaste fisiológico do organismo, gerando alterações no seu funcionamento, decorrentes do envelhecimento intrínseco e extrínseco da pele.

O envelhecimento é ocasionado por alguns fatores como a alteração da velocidade doinfluxo nervoso, redução da resposta imunológica, redução na absorção do oxigênio, capacidade de armazenamento de ar, queda na velocidade da circulação sanguínea, queda do teor de água do organismo, perda de elasticidade cutânea, declínio das funções digestivas e comprometimento da estrutura óssea.

1. Envelhecimento intrínseco (Cronossenescência)

È decorrente do desgaste natural doorganismo, causado pelo passar dos anos, sem a interferência de agentes externos e equivale ao envelhecimento de todos os órgãos, inclusive a pele. Envolvem fatores fisiológicos.

Sua aparência é de uma pele fina, com pouca elasticidade, mais flácida e apresentando finas rugas, porem sem manchas ou alterações na superfície.

É causado por fatores genéticos, hormonais, imunológicos epsicológicos.




2. Envelhecimento extrínseco (Actinossenescência ou Dermatoheliose)

É aquele decorrente do efeito dos fenômenos meteorológicos que integram o clima como a luz, temperatura, umidade, pressão atmosférica, ionização, composição química do ar.

Também influenciado por fatores ambientais e hábitos de vida como trabalho rural ao ar livre, uso de cosméticos,tabagismo, consumo de bebida alcoólica, vestuário, alimentação, ambiente psíquico do individuo. Mais a principal vilã e a radiação ultravileta do sol sobre a pele durante toda a vida.




2. Substâncias ativas e o combate ao envelhecimento cutâneo.




2.1Substâncias usadas em formulações orais

• Betacaroteno

O beta-caroteno tem propriedadesanti-oxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, moléculas reactivas e altamente energizadas, as quais se formam através de certas reacções bioquímicas normais.
Os radicais livres podem danificar os lípidos nas membranas celulares, bem como o material genético nas células, podendo os danos resultantes levar ao desenvolvimento do cancro.
É um precursor da vitamina A , beneficiaa visão noturna, aumenta a imunidade, da elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e fortalecimento das unhas, alem de atuar do metabolismo de gorduras. Também é favorável na obtenção do bronzeamento da pele.

• Vitamina A

É uma vitamina lipossolúvel. É essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano. Atua também na manutenção da visão, no funcionamento adequado dosistema imunológico, mantém saudáveis as mucosas e atua também como barreira de proteção contra infecções.

A vitamina A tem propriedades anti-radicais livres, mas seu efeito preventivo ou curativo sobre o envelhecimento cutâneo nunca foi demonstrado. É uma vitamina de fácil absorção, porem não é armazenada pelo organismo, sendo necessária a sua ingestão diária através dos alimentos ou suplementosvitamínicos.

• Vitamina B (Piridoxina)

É uma vitamina hidrossolúvel que esta presente na alimentação, medicamentos ou suplementos vitamínicos. Esta envolvida principalmente no metabolismo de aminoácidos.

A vitamina B favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas. Na falta desta vitamina podem ocorrer dermatites, anemia, gengivite, feridas na boca e na língua,náusea e nervosismo.

Pesquisas em animais mostraram que sua deficiência causa o espessamento epidérmico edematoso, com infiltração de leucócitos.

• Biotina (Coenzima R ou vitamina H)

É uma vitamina do complexo B, pouco hidrossolúvel, que contem enxofre em sua molécula e agi no metabolismo das proteínas e dos carboidratos.

Atua diretamente na formação da pele e sua carência causa...
tracking img