Estudo de caso- buffet coma bem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO
Buffet Comabem Ltda
Adaptado de: GOMES, Josir Simeone. O método de estudo de caso aplicado à gestão de negócios: textos e casos. São Paulo: Atlas, 2006.
O Buffet Comabem foi criado em 1970 pelo senhor Ricardo Pessoa e mais três amigos, com os quais havia trabalhado no passado em alguns restaurantes no sul do Brasil.
Dispondo de algumas economias acumuladas ao longo de mais de20 anos como cozinheiro de restaurantes, convidou os três amigos a participarem do negócio, oferecendo aos mesmos a proposta de entrarem com15% do capital, cada um, mantendo o Sr Ricardo a maioria das cotas, os 55% restantes.
Com a experiência acumulada ao longo dos anos de experiências no ramo de alimentação verificou na cidade de Curitiba que não existia nenhuma empresa que explorasse o ramo deprodução e venda de comida para entrega em domicilio, nem para empresas ou pessoas físicas.
Após algum estudo sobre o mercado local decidiu alugar uma casa localizada em um bairro distante 10 minutos do centro da cidade, transformando-a em sede da empresa, instalando na mesma a cozinha industrial com ampla capacidade de produção, desde pratos, salgadinhos e doces dos mais variados tipos.
Alémdos insumos para a produção dos alimentos, investiu também na aquisição de louças, talheres e outros tipos de materiais para a organização de eventos em geral. Desde o inicio, os sócios acordaram que a empresa deveria realizar todo o esforço para oferecer um servico de qualidade máxima em todos os aspectos do negócio.
Todos os empregados recebiam treinamento para a realização de qualquer atividadena empresa, especialmente na parte relativa ao atendimento dos clientes. O lema da empresa era: O Cliente é o Rei! Ele tem sempre razão, e em hipótese alguma deve ser contrariado.
Os negócios prosperaram na década de 80 e a Comabem alcançava um faturamento de mais de $ 20 milhões. Toda essa expansão era creditada ao Sr. Ricardo que sempre se preocupou em expandir as vendas da empresa. Para elenada mais importava. Todo planejamento da empresa era baseada nas estimativas de vendas estabelecidas pelo Sr. Ricardo para os períodos seguintes.
O período de expansão foi marcado na época do “milagre brasileiro’ e por uma serie de fatos que favoreceram o negocio de alimentação. Nesse contexto o Sr. Ricardo diversificou o seu negocio, adquirindo 5 restaurantes e 2 hotéis e começou a pensar emexpandir o negócio além de Curitiba, abrindo outras frentes em outros estados.
A administração do negocio funcionava de maneira simples. O Sr Ricardo cuidava das vendas e os outros três sócios e mais um contador cuidando da parte financeira e as demais atividades operacionais da empresa. Nada era feito sem passar pelos três diretores, que ser reportavam ao Sr. Ricardo para informar o que estavaocorrendo na empresa.
Embora nos primeiros anos praticamente não houvesse concorrentes, as mudanças no cenário econômico e social do país ampliaram as oportunidades e novas empresas começaram a surgir, até mesmo empresas estrangeiras.
No inicio da década de 90, o Sr. Ricardo contratou um consultor para ajudá-lo a entender o que estava ocorrendo. A empresa enfrentava sérios problemas financeiros eestava as voltas com problemas trabalhistas e de grande insatisfação dos funcionários pela maneira como os três diretores administravam a empresa. Muitos empregados não suportavam o péssimo ambiente existente na empresa e estavam saindo para trabalhar nos concorrentes.
Segundo o depoimento de um funcionário antigo que havia saído recentemente da empresa, já há algum tempo o ambiente vinha sedeteriorando e não se percebia mais identificação dos empregados com a empresa, como havia no passado.
“Antigamente existia um clima muito bom e nosso relacionamento com o Sr Ricardo era muito legal. Ele se preocupava em nos ouvir, cuidava para que todos recebessem treinamento adequado ao nosso tipo de serviço e todos vestiam a camisa da empresa. À medida que a Comabem foi se expandindo já não...
tracking img