Estudo de caso aibo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este é o estudo do caso Do cachorro robô AIBO, onde é apresentado o fichamento, as respostas para as quatro questões levantadas à respeito dos erros e acertos na implementação do produto no mercado e as manifestações finais sobre a mesma.
O estudo de caso trata-se de uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descreveracontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores. Yin (1994) afirma que esta abordagem se adapta à investigação em educação, quando o investigador é confrontado com situações complexas, de tal forma que dificulta a identificação das variáveis consideradas importantes, quando o investigador procura respostas para o “como?” e o “porquê?”, quando oinvestigador procura encontrar interações entre fatores relevantes próprios dessa entidade, quando o objetivo é descrever ou analisar o fenómeno, a que se acede diretamente, de uma forma profunda e global, e quando o investigador pretende apreender a dinâmica do fenómeno, do programa ou do processo.
Levando em consideração os fatos citados a cima, podemos estudar o caso para que venhamos adescobrir possíveis falhas, podendo assim apontar algumas alternativas reais para que seu desempenho no mercado seja melhorado e até impedido ficar obsoleto e inviável, podendo também contar com os pontos positivos e acertados como fatores importantes em um possível diagnóstico.

FICHAMENTO
Vendem-se: filhotes de cachorro. Não é necessário levá-lo para passear, não suja os tapetes, não estraga osmóveis nem os chinelos, não come. Pode ser desligado e colocado num armário toda vez que você sair de férias. Da terra do encantamento com os robôs vem à última novidade entre essas máquinas, um cachorrinho chamado Aibo, um robô que proporciona divertimento. Esse não é um animal ou uma máquina comum, mas o que você pode fazer com um Aibo? Bem, pode brincar com ele, se você o elogia, ele abana o rabo,seus olhos acendem uma luz verde e ele toca uma música alegre. Uma vez que o Aibo pode responder a um elogio, ele pode aprender. Quando você elogia um determinado comportamento do Aibo, ele fica mais propenso a repetir esse comportamento. Quando censurado, muitas vezes fica triste e toca uma música também triste. Outras vezes, ele responde à censura ficando agitado e tocando uma músicatempestuosa, enquanto seus olhos ficam vermelhos. Apesar de as respostas do Aibo serem diferentes das dos cachorros de verdade, ele demonstra as mesmas emoções. Como um cachorro de verdade, o Aibo mostra que quer brincar pulando ao seu redor. Além de nervosismo, tristeza e alegria, o Aibo pode demonstrar satisfação (seus olhos ficam verdes e ele toca uma música alegre), surpresa (seus olhos acendem, eleestremece e toca uma música que sugere surpresa), descontentamento (seus olhos ficam vermelhos e ele se afasta) e medo (quando se depara com um obstáculo que o impede de seguir em frente, ele toca uma música que sugere medo).
Uma das principais características do Aibo é sua arquitetura aberta. Com base nas experiências com o videogame PlayStation, a Sony decidiu não desenvolver tudo sozinha. Assim,ela convidou outros desenvolvedores para criar novos programas para o Aibo. Isso resultou em um rápido desenvolvimento de programas que permitem a você ensinar gracinhas e movimentos para o cachorrinho. Para testar a reação dos consumidores a essas criaturinhas antes de colocá-las à venda, a Sony demonstrou o Aibo em muitas feiras. A reação geral foi: “Ele é tão bonitinho!” Um entusiasmadoconsumidor comentou: “Eu adoro esses robozinhos. Para mim, este seria perfeito. Sou solteiro e não tenho tempo para um dedicar a um cachorro de verdade.” Outro disse: “Essa é coisa mais legal que já vi em minha vida.” Inúmeros jornalistas, bastante privilegiados por brincar com o Aibo, se divertiram muito com o cãozinho mesmo não conseguindo fazer muita coisa.
Com todos esses pontos positivos e...
tracking img