Mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS PNEUNÁTICOS
TESTE DE ESTANQUEIDADE

Trabalho referente à disciplina de Eletropneumática e hidráulica, do 4º semestre do Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, da Faculdade Pentágono.

Orientador:
Prof. Sarkis

Santo André
2012
SUMÁRIO

1. Introdução 04
2. definição de sistema pneumático 04
3. história da pneumática 04
4. teste de estanqueidade 04
5.te-02 teste de estanqueidade tanque de combustível fnm k 05
6. particularidades de alguns componentes pneumáticos 10
7. SENSOR ELETRÔNICO DE LEITURA DA PRESSÃO INTERNA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL 19
8. TE-02 FUNCIONAMENTO......................................................................................21

1. INTRODUÇÃO

Na pneumática a potência fornecida aos sistemas é feita através deum fluído, sendo este liquido ou gasoso.

Estes sistemas são usados em diversas aplicações, como, movimentos lineares e rotativos em máquinas com processos robóticos, prensas pneumáticas, martelos pneumáticos, entre outros. No sistema pneumático em estudo o fluído é o ar, o qual depois de comprimido é usado para atuarsobre um êmbolo e outros.

2. DEFINIÇÃO DE SISTEMAS PNEUMÁTICOS

Define-se como a parte da Física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados com os gases ou vácuos. É também o estudo da conservação da energia pneumática em energia mecânica, através dos respectivos elementos de trabalho.

3. HISTÓRIA DA PNEUMÁTICA

O termo pneumática é derivado do grego pneumos ou pneuma(respiração, sopro). Embora a base da pneumática seja um dos mais velhos conhecimentos da humanidade, foi preciso aguardar o século XIX para que o estudo do seu comportamento e propriedades se tornasse sistemático. Porém, pode-se dizer que somente após o ano de 1950 é que ela foi realmente introduzida no meio industrial. Hoje o ar comprimido tornou-se indispensável, e nos mais diferentes ramosindustriais instalam-se equipamentos pneumáticos.

4. TESTE DE ESTANQUEIDADE

Testes de Estanqueidade são utilizados para verificar se um produto apresenta algum tipo de vazamento. O produto pode ser um recipiente plástico, uma válvula, uma torneira, o tanque de combustível de um carro, o tanque subterrâneo do posto de gasolina etc.

Existem vários métodos para verificar o vazamento, cada um maisadequados às características do produto em teste. Podemos citar os seguintes métodos mais comuns:

* Detecção por queda de pressão simples;

* Detecção por pressão diferencial;

* Detecção por fluxo de massa;

* Detecção por gás hélio;
* Detecção por ultrassom;

* Detecção por variação do volume de líquido;

5. TE-02 TESTE DE ESTANQUEIDADE TANQUE DE COMBUSTÍVEL FNMK

O equipamento (TE-02) foi construído sob normas e exigências do cliente através de documentação cedida pela FNM do Brasil.

O mesmo entrou em substituição a um modelo de conceito mais antigo e de menor eficiência (TE-16), colaborando assim com a eficiência da automação funcional do sistema elétrico, pneumático e do teste de estanqueidade do equipamento melhorando a qualidade e diminuindo otempo de confecção total do produto (tanque).

Figura 1: TE-16 Equipamento sem automação
Figura 1: TE-16 Equipamento sem automação

TE-16 - Funcionamento

Máquina sem recursos de automação elétrica e mínimo controle pneumático.

* Ao tanque de combustível é inserido e afixado uma trava registro com retenção para que o ar seja conduzido através de seu bocal por uma válvula reguladorade pressão (manual).

* É inserido no interior do tanque 4 bar de pressão de ar, esse é mergulhado em um tanque com agua e a estanqueidade é confirmada ou não se houver existência de bolhas de ar saindo do tanque (Teste tipo Borracheiro).

Esquema pneumático antigo

Figura 2: Trava registro com retenção
Figura 2: Trava registro com retenção

Figura 3: Visualização da pressão durante...
tracking img