Estudo de caso 1: empresas francesas de logística enxergam brasil com otimismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina Portfólio N° 02

SISTEMAS DE GARANTIA DA QUALIDADE Estudo de Caso

:: Portfólio
OBJETIVO Aprimorar o conhecimento.

ORIENTAÇÃO Elabore em grupo de até 3 pessoas as atividades solicitadas. Gere um único portfólio resposta com o nome completo e RA de todos do grupo. Cada pessoa do grupo, ao final, deverá desenvolver sua própria conclusão/parecer e incluí-la no arquivo único.Postar o portfólio individualmente.

DESCRIÇÃO BASEADO NO LIVRO TEXTO

Estudo de Caso 1: Empresas francesas de logística enxergam Brasil com otimismo

A Ubifrance e a rede das Missões Econômicas da França – um departamento externo do Ministério francês da Economia, Finanças e Indústria – anunciaram em março último, em São Paulo, SP, o Ano Econômico da França no Brasil, que até dezembro de 2009compreenderá mais de 40 eventos em diversas áreas, como Bens de Consumo, TI, Petróleo e Gás, Energia e Meio Ambiente e Logística, entre muitas outras.

O chefe da Missão Econômica da França em São Paulo, Dominique Mauppin, atribui a importância das relações francobrasileiras ao fato de o país sulamericano ser um dos protagonistas da economia mundial atualmente. “É o principal país emergente entreos 25 mercados prioritários para a França. Além disso, a França é o quarto país que mais investe no Brasil e, atualmente, mais de 400 empresas francesas estão atuando por aqui”, destaca. De acordo com Mauppin, 35 das 40 maiores empresas francesas estão presentes no Brasil, e o total de 400 filiais gera cerca de 400 mil empregos no país.

Ele enfatiza, ainda, que nessa época de crise o Brasilcontinuará crescendo – mesmo que em pequena escala –, ao contrário de França, Europa, dos Estados Unidos e de parte da Ásia, que estão sofrendo mais com a situação adversa. Segundo o francês, o país sul-americano é aberto a novas tecnologias e investimentos, o que atrai a atenção das empresas francesas. “As importações brasileiras provenientes da França cresceram 135% nos últimos cinco anos”,acrescenta.

Mauppin revela que um dos três temas centrais do Ano da França no Brasil trata de Mobilidade, Transportes, Logística e Reordenamento Urbano, algo que ele define como muito importante para uma cidade como São Paulo, por exemplo, que é uma das maiores do mundo, tem intenso movimento e uma gigantesca densidade urbana. Nesse sentido, o papel francês é a apresentação de projetos e ações quetrarão a experiência da vivência francesa nos ambientes marítimo e metropolitano.

No setor de Infraestrutura, Transporte, Logística e Construção, assim como ocorreu no ano passado, o destaque fica por conta da feira Intermodal, que mais uma vez recebe o Espaço França. O intuito da Missão Econômica no evento é aproximar as iniciativas dos portos dos dois países, para facilitar as relaçõescomerciais e incentivar a exportação. “Creio que o desenvolvimento do setor de transportes será maior do que a expectativa de crescimento do PIB brasileiro”, arrisca Mauppin.

Ele lembra que o setor logístico brasileiro tem se beneficiado de um forte crescimento nos últimos anos, e aponta que isso se deu pela alta demanda interna, e também pela crescente internacionalização das indústrias brasileirasnos mais diversos ramos de atividades.

No entanto, o chefe da Missão Econômica da França em São Paulo afirma que com a pressão de um ambiente econômico internacional deteriorado, torna-se cada vez mais importante a integração das melhores tecnologias disponíveis em nível mundial que permitam uma maior diferenciação, eficiência econômica e competitividade sustentável para o setor logísticobrasileiro.

“A França é um líder mundialmente reconhecido na área de logística e, após o sucesso da nossa participação nas edições anteriores da Intermodal, em 2007 e em 2008, resolvemos participar novamente em 2009, para apoiar as empresas francesas que desejam estabelecer parcerias e reforçar sua presença no Brasil”, completa.

Ainda na área de logística, Eric Farcette, gerente de Infraestrutura...
tracking img