Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE ENSINO Curso: Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina:........ Economia e Mercado Período: ........... 1o Semestre Carga horária: . 60 horas / aula

Ementa Modelos microeconômicos; mercados, preços, oferta e demanda; macroeconomia; fundamentos e modelos da análise macroeconômica; problemas macroeconômicos; moeda, juros e renda; evolução da economia local ebrasileira.

Objetivo(s) O objetivo desta disciplina é fundamentar o aluno nos conceitos e práticas econômicas que afetam as organizações, passando-lhes conceitos como o da elasticidade e mostrando sua aplicação. Conteúdo 1. Conceito de economia 1.1 Problemas econômicos fundamentais 1.2 Funcionamento de uma economia de mercado: fluxos reais e monetários 1.3 Introdução à microeconomia 1.3.1 Análise dademanda 1.3.2 Análise da oferta 1.3.3 Equilíbrio de mercado 1.4 Conceito de elasticidade 1.4.1 Elasticidade-preço demanda 1.4.2 Elasticidade-renda da demanda 1.4.3 Elasticidade-preço da oferta 1.5 Estruturas de mercado 2. Introdução à macroeconomia 2.1 Objetivos de política macroeconômica 2.2 Instrumentos de política macroeconômica 2.3 Contabilidade social 2.3.1 Economia a dois setores: famílias eempresas 2.3.2 Economia a três setores: famílias, empresas e governo 2.3.3 Setor externo: Exportação e importação 3. Crescimento e desenvolvimento econômico

3.1 A controvérsia entre crescimento e desenvolvimento 3.2 Índice de desenvolvimento humano (IDH) 3.3. A distribuição de renda

Metodologia de Ensino Aulas expositivas, aulas em laboratório, análises gráficas, trabalhos em grupo, estudosde casos. Recursos de ensino: Quadro-negro, transparências, fitas de vídeo, televisão, computador, slides.

Procedimentos de Avaliação Provas individuais, trabalhos escritos e atividades em grupo em sala de aula. Composição da nota: Avaliação escrita com peso 7,0 pontos e trabalhos em sala de aula com peso 3,0 pontos.

Bibliografia Básica

PINHO, D.B, VASCONCELLOS, M.A.S. Fundamentos deEconomia. São Paulo: Saraiva, 2002.

MANKIW, N. Gregory. Introdução à economia. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

COSTA, F. N. Economia em 10 lições. São Paulo: Makron, 1999. SOUZA, N.J. Desenvolvimento econômico. 4a ed. São Paulo: Atlas, 1999.

TROSTER, R.L; MOCHÓN, F. Introdução à economia. São Paulo: Makron, 2002.

Bibliografia Complementar

SALVATORE, D. et al. Introdução à economia. SãoPaulo: McGraw-Hill, 1981.

WONNACOTT, P.; WONNACOTT, R. Economia. 2a ed. São Paulo: Makron, 1994. ROSSETI, J.P. Introdução à economia. 19a ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INTRODUÇÃO A ECONOMIA

Conceito de Economia: - É a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços a fim de satisfazer as necessidadeshumanas.

Recursos escassos x necessidades humanas ilimitáveis

- A escassez implica escolhas e custos de oportunidade (custo de oportunidade: outros fins que, com os mesmos recursos, poderiam ter sido alcançados).

* Escolher a melhor forma de empregar recursos escassos é o problema básico de toda sociedade economicamente organizada Os recursos de produção são também denominados fatores deprodução. Eles são constituídos pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra (recursos naturais), capital e tecnologia. Do emprego desses cinco fatores de produção e de sua interação resultam os padrões de atendimento das ilimitáveis necessidades individuais e sociais. * dos 3,2 bilhões de hectares de terras apropriados para a atividade agrícola, aproximadamente a metade, mais rica emais acessível, está sendo cultivada há mais de 50 anos. Se nos próximos 50 ou 100 anos, a totalidade dessas terras vier a ser cultivada, a população global máxima que poderia ser sustentada é da ordem de 11,3 bilhões de habitantes. Conclusão: por mais que se expandam os demais fatores de produção – o trabalho, o capital, a tecnologia e a empresariedade- , a fixidez do fator terra poderá...
tracking img