Estudo de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O interesse da pesquisa de campo está voltado para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades, instituições, entre outros campos.
Possui, ainda, como objetivo compreender os diversos aspectos dasociedade e conseguir informações e/ou conhecimento acerca de um problema.
Existem dois métodos de pesquisa:
Qualitativa: A observação direta e intensiva, que possui a observação sistemática eassistemática, participante, não-participante, individual, em equipe, em laboratório, na realidade;
As entrevistas estruturadas, não estruturadas, focalizadas, clínicas, não dirigidas, em painel.Quantitativa : A observação direta extensiva, realizada através de aplicação de questionários e/ou formulários.
Estudo de caso: É a realização de uma pesquisa sobre um fenômeno em seu contexto real, atravésde uma exploração intensiva de uma ÚNICA unidade de estudo. Quando existir mais que uma unidade de estudo, trata-se de uma análise comparativa.
Possui finalidades de Explorar situações da vida real,cujos limites não estão claramente definidos; Descrever situações da realidade em que está sendo feita a pesquisa; Explicar variáveis causais de fenômenos específicos em situações que não possibilitama realização de experimentos e levantamentos.
O ideal é que o tema escolhido enfoque determinado assunto, autor, período, ou seja, circunscrição temporal e aspecto científico do Direito positivo.
Nocaso da pesquisa jurídica especificamente, podemos classifica-la de científica e dogmática. Esta se destina a sugerir estratégias de argumentação e decisão entre os conflitos a partir de normasjurídicas estabelecidas, ao passo que aquela tem por fim descrever e criticar os fenômenos definidos como objeto.
Trabalho de pesquisa jurídica envolve estudo, prospecção aprofundada, apoiando-se comclareza ao objeto investigado, seja ele formado por eventos, conjunto de normas ou opiniões de leigos, agentes jurídicos e/ou doutrinadores.
Na redação do trabalho, deve-se utilizar máxima clareza...
tracking img