Ergonomia - estudo em campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ERGONOMIA
1º / 2011

ESTUDO DE CAMPO DA ERGONOMIA EM UM POSTO DE TRABALHO

POSTO DE TRABALHO ESCOLHIDO: BORRACHARIA

POR:

Raphael Neves Henriques
Matrícula: 600019439
E-mail: henrrapn@gmail.com

Patrick Rodrigues
Matrícula: 600019439
E-mail: patrick_rj03@hotmail.com

Luiz Maciel
Matrícula: 600017462
E-mail:luizcgm@yahoo.com.br

RESUMO

O objetivo da presente pesquisa foi presenciar e analisar o trabalho efetuado pelo profissional, visando estudar melhores formas de realizações das tarefas e aplicar as teorias estudadas em sala de aula no que diz respeito à Ergonomia. Foi possível presenciar e analisar diversas tarefas realizadas de maneiras incorretas, onde o funcionário já pratica d mesma maneira a muitotempo.

TÓPICOS

1) INTRODUÇÃO
2) DESCRIÇÃO DA TAREFA
3) ANÁLISE DA TAREFA ESCOLHIDA E DICAS PARA MELHOR REALIZAÇÃO DAS MESMAS
4) RELATO DO FUNCIONÁRIO E FEEDBACK DO TRABALHADOR SOBRE NOSSO ESTUDO DE CAMPO
5) CONCLUSÃO

1) INTRODUÇÃO

O que é Ergonomia?

Em agosto de 2000, a IEA (Associação Internacional de Ergonomia) adotou a definição oficial apresentada abaixo:A Ergonomia (ouFatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis]. Trata-se de uma disciplina orientadapara uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana. Para darem conta da amplitude dessa dimensão e poderem intervir nas atividades do trabalho é preciso que os Ergonomistas tenham uma abordagem holística de todo o campo de ação da disciplina, tanto em seus aspectos físicos e cognitivos, como sociais, organizacionais, ambientais, etc. Freqüentemente esses profissionais intervêmem setores particulares da economia ou em domínios de aplicação específicos. Esses últimos caracterizam-se por sua constante mutação, com a criação de novos domínios de aplicação ou do aperfeiçoamento de outros mais antigos.
Os Ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com asnecessidades, habilidades e limitações das pessoas.
O trabalho de campos aqui realizado, baseia-se exatamente nessas teorias, ou seja, escolhemos o posto de trabalho, estudamos uma tarefa específica e debatemos com o trabalhador para que pudéssemos fazer com que seu trabalho fosse mais saudável para sua saúde atendendo suas habilidades e limitações.

Notas:
Posto de trabalho:
Posto é umapalavra oriunda da linguagem militar onde Indica um local onde alguém é colocado para realizar uma determinada tarefa ou função, normalmente é uma localização situada dentro de um sistema de produção. O posto de trabalho corresponde, então, a um papel definido, que comporta instruções e procedimentos (o que fazer, quando fazer e como fazer) e meios (onde fazer, com que fazer), a ser ocupado por umdeterminado sujeito.

Fontes:
www.ergonomianotrabalho.com.br/ergonomia
www.eps.ufsc.br

2) DESCRIÇÃO DA TAREFA:

• Objetivo
O Objetivo da tarefa escolhida é a troca e manutenção de um pneu de caminhão.

• Operador
O operador tem 1,75m de altura e pesa em torno de 70kg.

• Características técnicas;
Por se tratar de um trabalhador autônomo, percebemos que não há qualquer sinal de estudostécnicos por parte do operador para realização da tarefa, porém percebemos também que por instinto, algumas posições e materiais foram usados para melhor execução da tarefa.

• Condições: Operacionais / Ambientais / Organizacionais
As condições que presenciamos e conforme pode-se perceber nas próximas figuras, não são as melhores para a realização da tarefa, frisamos que se tratando de um...
tracking img