Estudo da viabilidade técnica para a implantação de sistema de aproveitamento de águas pluviais em clube recreativo e esportivo de ibaté-sp

4727 palavras 19 páginas
FACULDADES INTEGRADAS DE ARARAQUARA

Curso de Graduação em Engenharia Ambiental

Roberto Aparecido da Costa Junior

Estudo da Viabilidade Técnica para a Implantação de Sistema de Aproveitamento de Águas Pluviais em Clube Recreativo e Esportivo de IBATÉ-SP

Araraquara-SP Novembro / 2011

Roberto Aparecido da Costa Junior

Estudo da Viabilidade Técnica para a Implantação de Sistema de Aproveitamento de Águas Pluviais em Clube Recreativo e Esportivo de IBATÉ.

Trabalho de Graduação Integrado, apresentado às Faculdades Integradas de Araraquara, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental.

Orientador: Prof. Paulo Vaz Filho

Araraquara – SP Novembro 2011

AGRADECIMENTOS

Aos amigos e colegas pelos momentos agradáveis em que passamos juntos, expresso meus verdadeiros agradecimentos.

Aos amigos Marília, Michel, Andre, pela amizade forte e verdadeira que mantivemos nos anos em que estivemos juntos, e a todos os outros amigos pelas horas felizes.

A todos os meus professores do curso de Engenharia Ambiental, por transmitirem conhecimento e colaboração.

Ao professor Paulo Vaz Filho, em especial por me auxiliar na elaboração desse trabalho e acima de tudo pela amizade, atenção e compreensão no decorrer do curso.

As Faculdades Integradas de Araraquara, por ser responsável em fornecer a oportunidade da graduação do curso.

Ao Grêmio Recreativo Esportivo de IBATÉ, por permitir o estudo no local e me fornecer os requisitos necessários para a elaboração do estudo.

A usina COSAN por me fornecer dados necessários para o estudo.

Aos meus pais por sempre me apoiarem e acreditarem em mim, e em especial a meu pai que sempre esteve ao meu lado e a pessoa mais importante da minha vida.

RESUMO
Levando em consideração a água como um recuso natural limitado e de fundamental importância à vida, se torna imprescindível estudos e questões sobre a conservação e preservação dos recursos hídricos que vem sendo

Relacionados