Resumo de tegumento comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tegumento Comum
- O Tegumento Comum é compost por pele, pêlo, gordura, glândulas sudoríparas, unhas e receptores sensorias.
- As funções desse tecido são: recobrir a superfície corporal de modo que proteja o organismo do meio ambiente; excretar substâncias através das glândulas sebáceas; manter a temperatura corporal; evita a perda de água do corpo para o meio ambiente; sintetiza vitamina D; edetectar dados sensoriais (mecânico,térmico,etc).

• Pele
- Sua estrutura é dividida em duas partes: a derme (camada mais grossa e profunda, composta por tecido conjuntivo) e a epiderme (parte mais fina).
- Abaixo da derme, se encontra a tela subcutanêa (rica em vasos sanguíneos) e a hipoderme (isolante térmico, amortecedor e deposito de gordura branca). Ambas não fazem parte da pele.
-Possui receptores sensorias periféricos. Eles podem ser mecanoreceptores (tato, pressão, etc), termoreceptores (frio, calor, etc) e nocireceptores (dor, etc).

× Epiderme
- Composta por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. Possuem quatro tipos de células: Queratinócitos, Melanócitos, Células de Langerbans e Células de Merkel. Possui origem ectodérmica.

- Os queratinócitos estão emmaior quantidade na epiderme, e estas produzem a queratina. Esta proteína ajuda a proteger a pele e produzem grânulos lamelares, que liberam um selante à prova d’água, evitando que a pele perca água para o meio.

- Os melanócitos produzem o pigmento melanina, que contribui para a cor da pele e absorve os raios ultra-violeta nociva. Esta melanina é transferida para os queratinócitos, que seencontram na junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme.

- As células de Langerbans são responsavéis pela resposta imune da pele; de modo que sua função é defender a pele de antigenos, o reconhecendo. Após a invasão deste, o complexo dessas células guardam uma parte deste antigeno para otimizar a resposta que será dada pelo linfócito, caso este antigenoinvada de novo a pele.

- As células de Merkel ficam em contato com a base de um neorônio sensorial, chamado de disco tátil de Merkel. Estas células possuem função sensorial e juntas com o disco tátil, elas detectam as sensações de toque. Agem, principalmente, no tato discriminativo (detalhes minunciosos).
| - A Epiderme é divida em estratos ou camadas. ( 5 para pele espessa, 4 para pele delgada). São eles: - Estrato cornéo ou pele fina (possui células mortas);
- Estrato lúcido (não encontrado na pele delgada e possui células mortas);
- Estrato Granuloso (possui células que sofrem apoptose e possui granúlos basófilos);
- Estrato espinhoso (possui queratinócitos com prolongamentos no citoplasma que se ligam nos prolongamentos de outras células);
- Estrato Basal (onde as célulassofrem diferenciação, fazendo o epitélio crescer).
- O número de melanócitos é o mesmo em todos os seres humanos, o que varia é a quantidade de pigmento produzido por essas células. A síntese de melanina é explicada pela presença de uma enzima tirosinase, concentrada no complexo de Golgi dos melanócitos. O pigmento é originado a partir da polimerização do aminoácido tirosina por intermédio da açãoda tirosinase, a qual passa de aminoácido incolor a um pigmento castanho. A tirosina polimerizada deposita-se em vesículas denominadas melanossomas, as quais se deslocam |
Pelos prolongamentos citoplasmáticos dos melanócitos, sendo transferidos para os queratinócitos através de um processo de secreção, denominado secreção citócrina (de célula para célula). Os grânulos de melanina permanecem nocitoplasma dos queratinócitos.

× Derme
- É formada principalmente por tecido conjuntivo denso não modelado contendo fibras colagénas e elásticas. Possui origem mesodérmica.

- Entre a derme e a epiderme, temos a membrana basal, formada por lâmina basal e lâmina fibro reticular, formando a junção dermoepidérmica. Nesta junção se encontram as papilas dérmicas (projeções que partem da derme...
tracking img