Estudo da caso avc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Conceito da patologia

O acidente vascular cerebral (AVC) refere-se a um complexo de sintomas de deficiência neurológica,durando pelo menos vinte e quatro horas e resultantes de lesões cerebrais provocadas por alterações da irrigação sanguínea, ou seja, quando parte do cérebro deixa de ser irrigada pelo sangue.Isto sucede sempre que um coágulo se forma num vaso sanguíneo cerebral ou étransportado para o cérebro depois de se ter formado noutra parte do corpo, interrompendo o fornecimento de sangue a uma região do cérebro. Pode, também, resultar da ruptura de uma artéria cerebral e, neste caso, o sangue que dela extravasa vai destruir o tecido cerebral circundante. Em qualquer dos casos, o tecido cerebral é destruído e o seu funcionamento afetado.

As lesões cerebrais sãoprovocadas por um enfarte, devido a Isquemia ou hemorragia, de que resulta o comprometimento da função cerebral. Este acontecimento pode ocorrer de forma súbita, devido à presença de fatores de risco vascular ou por defeito neurológico focal (aneurisma).A presença de danos nas funções neurológicas origina déficits a nível das funções motoras, sensoriais,comportamentais, perceptivas e da linguagem. Osdeficits motores são caracterizados por paralisias completas(Hemiplegia) ou parciais/ incompletas (hemiparesia) no hemicorpo oposto ao local da lesão que ocorreu no cérebro.É do cérebro que partem os estímulos para movimentar os músculos. A metade direita do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo e vice-versa. Por conseguinte, uma lesão na metade direita do cérebro pode causar paralisia do ladoesquerdo, enquanto que uma lesão da metade esquerda do cérebro pode causar paralisia do lado direito. As lesões da metade esquerda do cérebro podem dar origem a perturbações da fala e levar o doente a perder percepção do lado direito do corpo ou do ambiente que o rodeia.À paralisia de um dos lados do corpo dá-se o nome de hemiplegia (esquerda ou direita); A perda da capacidade da linguagem chama-seafasia. Podem ainda ocorrer outros problemas, como a perda da sensibilidade ou da força no lado afetado, perturbações do equilíbrio e alterações da visão.

Uma pessoa que sofre um acidente vascular cerebral deve sempre ser observada num hospital, no mais curso espaço de tempo, para se avaliar a necessidade de internamento e ser estabelecido tratamento adequado, até para evitar que o acidente serepita.A localização e extensão exatas da lesão provocada pelo AVC determinam o quadro neurológico apresentado por cada cliente e, o seu aparecimento é normalmente repentino, oscilando entre leves ou graves,podendo ser temporários ou permanentes.

1.1.Fatores de risco para o AVC:

Como já vimos, fator de risco é aquele que pode facilitar a ocorrência do AVC. É imprescindível a suacaracterização e devida correção, pois quase toda a prevenção do AVC é baseada no combate aos fatores de risco. Os principais são:

Em pacientes Jovens:Doenças auto-imunes ,Trombofilias congênitas,estados de hipercoagulabilidade ,má formação vascular e anemia falciforme.

Pressão Arterial: é o principal fator de risco para AVC. Na população, o valor médio é de "12 por 8". Geralmente, é precisocuidar-se sempre, para que ela não suba inesperadamente. A hipertensão arterial acelera o processo de aterosclerose, além de poder levar a uma ruptura de um vaso sangüíneo ou a uma isquemia.

Doença Cardíaca: qualquer doença cardíaca, em especial as que produzem arritmias, podem determinar um AVC. "Se o coração não bater direito"; vai ocorrer uma dificuldade para o sangue alcançara cérebro, além dosoutros órgãos, podendo levara uma isquemia. As principais situações em qúe isto pode ocorrer são: arritmias, infarto do miocárdio, doença de Chagas, problemas nas válvulas, etc.

Colesterol: o colesterol é uma substância existente em todo o nossocorpo, presente nas gorduras animais; ele é produzido principalmente no fígado e adquirido através da dieta rica em gorduras. Seus níveis alterados,...
tracking img