Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Pedagógico:
Por que, Quando e Como- Educação Infantil.
Historicamente, o trabalho com projetos tem atravessado vários momentos da história da Educação e vem se transformando ao longo do tempo. A concepção que adotamos entende o projeto como um trabalho pedagógico o mais próximo possível das práticas sociais. O projeto é um conjunto de situações textualizadas, em que há um objetivocompartilhado com as crianças desde o início. As crianças são envolvidas em uma sequencia de atividades com vistas a produzir um evento ou, então, um ou mais objetos, que dão visibilidade ao processo de aprendizagem. Há um forte vínculo com uma área de conhecimento, mas, dada a sua natureza, os projetos pedagógicos integram sempre diferentes áreas que colaboram com o produto final.
As crianças podemser engajadas em uma sequencia de atividades para produzir um baile de carnaval, uma fita de cassete com músicas escolhidas, um livro de receita s, etc.
Por que o trabalho com projetos?
Para as crianças, há um grande ganho, pois se sentem atraídas e motivadas a participar das atividades, quando compreendem sua finalidade e podem relacioná-las com as coisas que já conhecem.
Compartilhar com osoutros também é importante para as crianças, pois eles sabem que o trabalho terá outros leitores e apreciadores. Para isso, colocam em jogo tudo o que sabem, tomando decisões e dividindo tarefas. Enfim, o comprometimento é maior, o que garante que as aprendizagens sejam mais efetivas e o resultado, o melhor possível.
É grande o envolvimento do educador, pois geralmente ele é o responsável pelaescolha do tema. Precisa desenvolver um estudo prévio e organizado, pois, o tempo todo, está se confrontando com questões e desafios que as crianças vão trazendo. Seu papel é o de promover situações de aprendizagem de forma significativa. O projeto nos permite uma organização sequenciada dos conteúdos mais importantes para cada faixa etária. A princípio, ele requer mais tempo por parte do educador,mas, a partir da sua implantação, o trabalho flui, facilitando nossa ação, permitindo uma visão melhor de quanto e como as crianças aprendem.
Resumindo as vantagens, podemos dizer que a prática de trabalho com projetos possibilita:
A promoção de aprendizagens significativas;
O desenvolvimento de uma atitude favorável para o conhecimento;
A garantia de uma sequencia organizada de conteúdos;
Oacompanhamento mais fácil do que as crianças estão aprendendo;
O aprendizado da busca de informação pelas crianças;
Avaliação constante;
Maior envolvimento de educadores e crianças;

Quando e quanto trabalhar com projetos.
Projetos didáticos são mais adequados quando as crianças já entendem a relação entre as atividades e o produto final. A partir dos 3 anos, é possível pensar em organizar umtrabalho como esse. Em geral, desenvolvemos um projeto por grupo, a cada três ou quatro meses.
A organização do tempo didático envolve, além dos projetos, a atividade permanente e diferente sequencia. Se, por exemplo, estamos desenvolvendo um projeto de reconto de histórias conhecidas, teremos muitas ações envolvendo tanto a linguagem oral quanto a escrita. Portanto é preciso pensar ematividades permanentes e sequencias que envolvam outras áreas, como movimento, artes visuais, músicas, etc; para que, em outros momentos da vida, as crianças tenham experiências diferentes.
Conteúdos possíveis na Educação Infantil
O mais importante é que, na Educação Infantil, podemos diversificar muito, pois não há um currículo rígido a seguir. Isso permite boas escolhas em relação aos projetos. Éimportante lembrar que todo trabalho pedagógico envolve conteúdo conceituais, procedimentais e atitudinais. Assim, ao produzir uma fita cassete de poesias para doar ou um grupo de crianças menores, por exemplo, estaremos trabalhando não só a linguagem oral e escrita, mas também a autoestima, a valorização da cultura, a socialização, etc.
Com as crianças de 4 a 6 anos, podemos ousar um pouco mais....
tracking img