Estudo de caso avc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ntrodução
Neste trabalho iremos fazer um estudo de caso uma paciente idosa com seqüela de AVC, HAS e múltiplas úlceras de pressão.O que nos motivou a escolher esta paciente foi a patologia que a mesma apresenta,o Acidente Vascular Cerebral, que lidera as causas de morte e seqüelas neurológicas em todo mundo. Para se ter uma noção das conseqüências sociais do AVC, em países ocidentais ele é aprimeira causa de perda de habilidade física em adultos, a segunda causa de demência e a terceira causa de morte depois do câncer e doenças cardíacas (M. GIROT ET AL., 2003). Além disso, 25% dos sobreviventes a um AVC têm demência (STEPHENS ET AL., 2005).
Temos como objetivos aprofundarmos os nossos conhecimentos teóricos,científicos e práticos nesta área para que possamos desenvolver umplanejamento de cuidados de forma mais humana , individualizada e de acordo com a SAE. A Sistematização de Assistência de Enfermagem é a utilização de metodologia cientifica para assistir o ser humano no atendimento de suas Necessidades Humanas Básicas,respeitando a individualidade de cada paciente ou cliente através da aplicação do processo de enfermagem (COFEN 2002) e tem como objetivos: Definir o modelodo processo de enfermagem a ser utilizado em cada instituição; Conduzir os enfermeiros para junto do paciente confirmando seu papel assistencial; Assegurar uma assistência de enfermagem mais humana e individualizada;Promover o retorno ao auto-cuidado:Analise do grau de dependência do paciente ;Direcionar as ações da enfermagem nas 24 horas facilitando a supervisão da equipe; Profissionalizar ocuidado; Qualificar os registros de enfermagem.É uma atividade privativa do enfermeiro,tem como base legais : Decisão COREN/BA/2000, Decisão COREN/BA007/2001 e Resolução COFEN272/2002.É de implantação obrigatória em todas as instituições de saúde publica e privada. .O processo de enfermagem compreende as seguintes etapas: Histórico; Diagnostico; Prescrição e Evolução. O trabalho desenvolvido tevecomo campo de prática o Hospital Publico São Jorge que se localiza na cidade de Salvador.
O AVC envolve um dos nossos mais importantes órgãos : o cérebro. Este é uma estrutura complexa , extremamente sensível .Ele é o centro de comando da vida – sem este não seríamos capaz de pensar, de sentir, de lembrar, não teríamos emoções. Portanto uma doença que envolva este nosso órgão tão importante podedeixar seqüelas irreparáveis e muitas vezes pode ser fatal.A enfermagem tem um grande papel não só na assistência mas também na prevenção desta doença ajudando a reduzir os fatores de risco para a mesma. A nossa justificativa por ter escolhido este tema é estarmos mais preparadas para reduzirmos substancialmente os fatores de risco em nossos clientes como obesidade,tabagismo e principalmente nocontrole da hipertensão arterial.
A metodologia utilizada será a revisão bibliográfica onde tivemos como base de dados artigos do scielo, medline e livros acadêmicos.Inicialmente iremos conceituar o AVC, abordando em seguida a sua fisiopatologia,manifestações clínicas ,diagnóstico e seu tratamento.Depois iremos realizar a sistematização de assistência em enfermagem buscando assim melhorarconsideravelmente a assistência prestada a nossos futuros clientes.
Revisão de literatura
1.Conceito da patologia
O acidente vascular cerebral (AVC) refere-se a um complexo de sintomas de deficiência neurológica,durando pelo menos vinte e quatro horas e resultantes de lesões cerebrais provocadas por alterações da irrigação sanguínea, ou seja, quando parte do cérebro deixa de ser irrigada pelo sangue.Istosucede sempre que um coágulo se forma num vaso sanguíneo cerebral ou é transportado para o cérebro depois de se ter formado noutra parte do corpo, interrompendo o fornecimento de sangue a uma região do cérebro. Pode, também, resultar da ruptura de uma artéria cerebral e, neste caso, o sangue que dela extravasa vai destruir o tecido cerebral circundante. Em qualquer dos casos, o tecido cerebral é...
tracking img