Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Neoclássica

Para alguns autores a Teoria Neoclássica esta mais para um movimento heterogêneo, uma junção de autores que tem por base reafirmar os postulados clássicos dentro de uma concepção menos exagerada do que para uma teoria. A verdade é que apesar de não encontrarmos pontos contraditórios, também não há um alinhamento das ideias propostas, uma busca por uma formalização conjuntae de uma organização em comum.

Este movimento iniciou-se em 1935 com a publicação do livro `The End of the Economic Man`` e tem como principais autores: Peter Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O´Donnel, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley e Louis Allen.

A Teoria Neoclássica buscou de resolver o dilema da centralização versus descentralizaçãodemonstrando as vantagens e desvantagens de cada sistema e enfatizou algumas funções do administrador como o planejamento, a organização, a direção e o controle, as quais formam o processo administrativo.

O ponto essencial da Teoria Neoclássica é considerar a administração como uma técnica social básica que demanda dos administradores o conhecimento dos aspectos técnicos e específicos de seutrabalho, como também dos aspectos relacionados à direção de pessoas dentro das organizações.


Saiba Mais

-------------------------------------------------
Drucker é considerado um dos maiores gurus da atualidade, suas ideias sempre atuais como a necessidade das organizações atraírem e reterem talentos, a necessidade de estar constantemente renovando e mudando, a necessidade de foco nocliente; trouxeram uma nova dinâmica as organizações.

Origens

O início da década de 1950 foi marcado por grandes transformações econômicas e industriais ocorridas após a segunda guerra mundial, o que acarretou também em necessidade de transformações organizacionais para acompanhar este desenvolvimento.

As teorias administrativas anteriores ao movimento neoclássico não resolveram todosos problemas organizacionais e de uma forma ou de outra a teoria clássica sempre esteve presente, quer seja como ponto de partida ou como crítica visando encontrar uma posição diferente.

Surgi assim, o retorno dos conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, sob uma nova ótica, livre dos exageros e distorções típicos do pioneirismo, aliados a outros conceitos válidos oferecidos por outrasteorias administrativas mais recentes.


Características

A teoria Neoclássica enfatizou a prática da Administração, em aspectos práticos, resultados tangíveis e concretos, muito embora, também não tivesse se descuidado dos conceitos teóricos.

Há uma ênfase nos resultados e objetivos e uma reafirmação relativa (e não absoluta) dos postulados clássicos, pois os neoclássicosretomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica e os reestruturaram de acordo com o contexto atual, dando-lhes uma configuração mais ampla e flexível;

Os princípios de Administração que os clássicos utilizavam como “leis” são retomados como critérios elásticos para a busca de soluções práticas.

Os autores neoclássicos foram considerados ecléticos ao absorverem o conteúdode outras teorias administrativas mais recentes.

Aspectos administrativos comuns às organizações

Drucker afirma que existem três aspectos principais comuns as organizações, quanto aos objetivos, à administração e ao desempenho individual.

Quanto aos objetivos, as organizações são consideradas órgãos sociais que em suas atividades realizam uma tarefa social, proporcionando contribuições aoindividuo e a sociedade. As organizações precisam estabelecer claramente seus objetivos, a fim de avaliar seus resultados e eficácia.

Quanto à administração, cada organização possui um objetivo, entretanto, as necessidades para que estes objetivos sejam alcançados são comuns à várias delas, por exemplo: as pessoas precisam trabalhar em prol de um objetivo em comum, tendo a necessidade de...
tracking img