Um pouco da historia do samba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SAMBA
GENERO MUSICAL E DANÇA POPULAR DO BRASIL. A palavra vem de “sempa”, a umbigada com que o dançador de batuque, em Angola, passava a vez de dançar para um componente do rodaque o cercava. Comodança, a área do samba ( inicialmente , o mesmo que batuque) estende-se do Maranhão a São Paulo.
Origens do Samba, Significado, História do Samba e Principais Sambistas
O samba surgiu da mistura deestilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos e timbal) e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambascontam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país.
O primeiro samba gravado no Brasil foi Pelo Telefone, no ano de1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida e Donga .
Tempos depois, o samba toma as ruas e espalha-se pelos carnavais do Brasil. Neste período, os principaissambistas são: Sinhô Ismael Silva e Heitor dos Prazeres .
Na década de 1930, as estações de rádio, em plena difusão pelo Brasil, passam a tocar os sambas para os lares. Os grandes sambistas ecompositores desta época são: Noel Rosa autor de Conversa de Botequim; Cartola de As Rosas Não Falam; Dorival Caymmi de O Que É Que a Baiana Tem; Ary Barroso, de Aquarela do Brasil; e Adoniran Barbosa, de Tremdas Onze.
Na década de 1970 e 1980, começa a surgir uma nova geração de sambistas. Podemos destacar: Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara,Clementina de Jesus, Chico Buarque, João Bosco e Aldir Blanc.
Outros importantes sambistas de todos os tempos: Pixinguinha, Ataulfo Alves, Carmen Miranda (sucesso no Brasil e nos EUA), Elton Medeiros,...
tracking img