Estruturas de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Monopólio

“Na qualidade de único produtor de um determinado produto, o monopolista encontra-se em uma posição singular. Se o monopolista decidir elevar o preço do produto ele não terá de sepreocupar com concorrentes.” (Pindyck, Rubinfeld, 1999, p.357)
Para poder maximizar lucros, o monopolista deve, em primeiro lugar, determinar as características de demanda, de mercado, bem como seuscustos. O conhecimento da demanda e do custo é crucial para a tomada de decisão econômica por parte da firma. (Pindyck, Rubinfeld, 1999, p. 357)

Oligopólio

“Em um mercado oligopolístico, o produtopode ou não ser diferenciado. O que importa é que apenas algumas poucas empresas são responsáveis pela maior parte ou pela totalidade da produção.” (Pindyck, Rubinfeld, 1999, p. 475)
“Em alguns dessesmercados, algumas ou todas as empresas auferem lucros substanciais a longo prazo, já que barreiras tornam difícil ou impossível que novas companhias entrem no mercado.” (Pindyck, Rubinfeld, 1999,p.475)
“O oligopólio é o tipo de estrutura de mercado que prevalece. Exemplo de setores industriais oligopolísticos incluem os de automóveis, aço, alumínio, petroquímica, equipamentos elétricos ecomputadores.” (Pindyck, Rubinfeld, 1999, p.475)

Concorrência Monopolística

“Em muitas indústrias, os produtos que as empresas fabricam são diferenciados entre si. Por uma razão ou outra, osconsumidores vêem a marca de cada empresa como algo diferente, distinguindo-se das demais.” (Pindyck, Rubinfeld, 1999, p.469)
O creme dental Crest, por exemplo do creme dental Colgate, Aim e de uma dúzia deoutros. A diferença está parcialmente no aroma, na consistência e na reputação – isto é, a imagem que o consumidor tem (correta ou não) sobre a relativa eficácia do creme dental Crest. (Pindyck,Rubinfeld, 1999, p. 469).

Concorrência perfeita no mercado de fatores

Os mercados perfeitamente competitivos são desejáveis porque se mostram economicamente eficientes – isto é, desde que não haja...
tracking img