Estruturas de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO – UNASP
CAMPUS – HORTOLÂNDIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: MICROECONOMIA
PROFESSOR: RICARDO

TEMA: ESTRUTURAS DE MERCADO

Nome: Júlia Carolina Ghiraldelli
R.A: 3945

HORTOLÂNDIA
ABRIL – 2010
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO – UNASP
CAMPUS – HORTOLÂNDIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRAPROFESSOR: Nilceia Cristina dos Santos

TEMA: ESTRUTURAS DE MERCADO

Trabalho apresentado ao curso de Administração do Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP – Campus Hortolândia – como exigência parcial para obtenção de crédito na disciplina de Microeconomia

HORTOLÂNDIA
ABRIL – 2010
INTRODUÇÃO

Dentro da microeconomia, oseconomistas distinguem quatro modelos teóricos básicos de mercado, que se indicam por ordem decrescente de competição: concorrência perfeita/pura, concorrência monopolística, oligopólio e monopólio e Monopsônio/Oligopsônio.
Tendo isso em vista, podemos classificar estrutura de mercado como um conjunto de pontos de contados voluntários entre vendedores e potenciais compradores de um bem ouserviço. Assim, surgem os denominados tipos que estudaremos a seguir, cada um com a sua forma diferente de se organizar.

1. O estudo da Microeconomia

A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo. Assim, seu estudo é divido em:

✓ Teoria do Consumidor:Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. Assim surge o que chamamos de curva de demanda.

✓ Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolísticas. A partir dessa teoria se determinaa curva de oferta.

✓ Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta.

1.2 O que é Mercado?

O termo mercado designa um local, físico ou não, no qual os compradores e os vendedoresse confrontam para estabelecer o preço e a quantidade de um determinado bem que pretendem transacionar.

Dentro de qualquer mercado o que gera seu funcionamento é o preço onde se comprador e vendedor chegam a acordo no preço relativamente a determinado bem, onde isso irá significar para o comprador que o bem vale mais do que o preço estabelecido e que para o vendedor o bem vale menos doque o preço estabelecido.

2. Estruturas clássicas básicas de mercado

Dentro da estrutura de mercado são estudados cinco tipos de estruturas básicas:

• Concorrência Perfeita – é uma situação de mercado na qual o número de compradores e vendedores é tão grande que nenhum deles, agindo individualmente, consegue afetar o preço. Além disso, os produtos de todas as empresas nomercado são homogêneos;

• Monopólio – é uma situação de mercado em que uma única firma vende um produto que não tenha substitutos próximos;

• Concorrência Monopolista – é uma situação de mercado na qual existem muitas firmas vendendo produtos diferenciados que sejam substitutos entre si;

• Oligopólio – é uma situação de mercado em que um pequeno número de firmas domina o mercado,controlando a oferta de um produto que pode ser homogêneo ou diferenciado.

• Monopsônio/ Oligopsônio - forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores

Assim, estudaremos cada uma dessas estruturas detalhadamente.

1....
tracking img