Estruturas de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura de Mercado











Estrutura de Mercado

Definição de Mercado
Mercado é um conjunto de pontos de contados voluntários entre vendedores e potenciais compradores de um bem ou serviço, que mediante condições contratuais de compra e venda concretiza os negócios. Aspectos implícitos no conceito de mercado:
• O contexto comporta qualquer tipo de intercâmbio: trocas diretas(negociações diretas entre os vendedores em qualquer lugar) e trocas indiretas (negociações através de bolsas de mercadorias, bolsas de cereais ou em instituições congêneres). Assim, a definição de mercado é caracterizada pela idéia de espaço econômico, ou seja, não está circunscrita a uma região determinada.
• Negociações são voluntárias e o sistema de preços funciona como denominador comumnas trocas.
• Desnecessidade da presença explícita das partes envolvidas no processo. Essa possibilidade é possível pelo desenvolvimento de redes internacionais de telecomunicação em tempo real e padronização de produtos (commodities). Assim, os mercados se desenvolvem em termos locais, regionais, nacionais e internacionais.
Diferentes estágios no processo de transação: atacado (grandesquantidades) e varejo (pequenas quantidades).

Estruturas clássicas básicas de mercado
As estruturas básicas de mercados são divididas em: Concorrência Perfeita, Monopólio, Concorrência Monopolista, Oligopólio, Monopsônio e Monopólio Bilateral.

CONCORRÊNCIA PERFEITA
A Concorrência Perfeita corresponde a uma situação limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente parainfluenciar o preço de mercado. Para que tal situação se verifique é necessário que se verifiquem determinadas condições, nomeadamente:
• Existência de um grande número de empresas a produzir o mesmo produto ou serviço e com dimensão e estrutura de custos semelhante;
• Existência de um grande número de consumidores e todos com a mesma informação disponível sobre a oferta existente no mercado;
•Existência de homogeneidade nos produtos ou serviços oferecidos no mercado;
• Inexistência de barreiras à entrada ou à saída de empresas no mercado.
Nestas condições, cada uma das empresas concorrentes enfrenta uma curva da procura horizontal, ou seja, perfeitamente elástica, não existindo, por isso, qualquer incentivo para praticar um preço diferente do preço de mercado. De fato, se uma empresaindividualmente praticar um preço mais elevado do que o preço de mercado, perderá imediatamente toda a procura que lhe é dirigida, pois os produtos e serviços são perfeitamente homogêneos e os consumidores têm informação perfeita sobre a oferta existente; por outro lado, se a empresa decidir praticar um preço mais baixo do que o preço de mercado também não resistirá muito tempo, pois numa situação deconcorrência perfeita, o preço de mercado corresponde a uma situação de lucro econômico nulo, pelo que um preço mais baixo originará uma acumulação de prejuízos não sustentáveis no longo prazo.
É difícil encontrar um exemplo pra citar sobre a Concorrência Perfeita, mais o que pode chegar mais próximo é uma banca de alface na feira, no qual vende o mesmo produto a um preço quase igual de uma bancaa outra.

MONOPÓLIO
O monopólio é uma situação em que há uma concorrência imperfeita, onde uma empresa possui vantagens suficientes que a permite controlar os preços de certos produtos ou serviços.
Entre as causas do monopólio podemos citar as características particulares de cada mercado e a falta de regulamentação governamental. Quando em um mercado não existe concorrência ou há apenas umfornecedor, o monopolista estabelece o preço que lhe dá maior lucro tendo em vista a relação entre custo e produção. O Estado pode intervir no sentido de diminuir a criação de monopólios através de políticas antitrustes e regulação desses mercados. Sendo assim, a omissão do Estado também pode gerar a formação do monopólio.
Um grande exemplo de Monopólio é a Petrobras que estipula o valor do seu...
tracking img