Estruturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“ESTRUTURALISMO”




Corrente de pensamento que adota a estrutura – um conjunto de elementos relacionados entre si e com o todo – como conceito metodológico essencial.
O estruturalismo começa no início do século XX , com o trabalho do linguista suíço Ferdinand de Sausurre ( 1857-1913 ) , tornando-se mais tarde uma das principais correntes das ciências humanas. Na filosofia, não chega a seruma escola com contornos definidos, mas teve grande difusão por levar à compreensão mais abrangente do conjunto dos fatos.
Mais tarde torna-se uma das principais correntes das ciências humanas.

Na filosofia, o estruturalismo não chega a ser uma escola com contornos definidos, mas teve grande difusão por levar à compreensão do conjunto dos fatos de forma mais abrangente.

A ideiaespalhou-se como modelo de pensamento especialmente na França.

Os estruturalistas não costumam limitar-se aos mesmos esquemas abstratos: importa a maneira particular como cada contexto estudado se organiza e como as estruturas são percebidas por dentro.

Michel Foucault (1926-1984), por exemplo, em muitas ocasiões foi considerado estruturalista, embora ele mesmo o negasse.

Nesses esquemas - quealgumas vezes tendem para uma forma matemática, mas geralmente têm mais semelhança com as estruturas da linguagem -, o fundamental é a ideia de que o objeto de estudo é um conjunto organizado de elementos, com forte sentido de unidade nessa organização.

Nas décadas de 50 e 60, a ideia de estrutura ganhou grande importância nas ciências humanas, especialmente a partir da antropologia de ClaudeLévi-Strauss.

Para ele, o conjunto das relações em uma sociedade incide de algum modo sobre cada um de seus membros.
Assim, o antropólogo que quisesse estudá-la deveria viver um tempo como um de seus membros para poder percebê-la de dentro.

Mas, ao mesmo tempo, deveria imaginar-se de fora e construir um esquema abstrato de como essas relações se organizavam - que representaria aestrutura da sociedade.

Em psicologia, a Teoria da Gestalt costuma ser chamada também de estruturalista por conceber as percepções em cada momento como um todo organizado (ou estruturado), que deve ser representado de maneira que facilite sua compreensão.

Na história, os estruturalistas não se interessam por grandes fatos nem pelo seu processo de desenvolvimento no tempo como, por exemplo, adialética materialista.

Consideram mais importante a estrutura particular de cada contexto histórico, que, dependendo do pesquisador, pode ou não se aproximar das infra-estruturas econômicas e superestruturas culturais com que o marxismo trabalha.

A tendência é pensar que as mudanças históricas ocorrem como deslocamento de uma estrutura para outra, como se uma nova estrutura começasse a serestabelecida enquanto a anterior se fosse desmantelando.
INTRODUÇÃO
O estruturalismo é uma construção teórica iniciada pelo etnólogo Claude Lévi-Strauss. A partir das suas postulações, o entendimento estruturalista ganhou corpo e se desdobrou em dois planos. O primeiro fundamentou uma das correntes filosóficas que animaram a segunda metade do século XX. O segundo irradiou sua epistemologia para osmais diversos campos das ciências humanas e sociais. Dentre esses campos figura o das ciências da gestão, entendida como compreendendo os estudos organizacionais e os estudos administrativos.
Como movimento filosófico, o estruturalismo tem um papel decisivo na trajetória que envolve o embate entre o positivismo lógico, a fenomenologia, a fenomenologia existencial e o historicismo. Embora o corpoteórico do primeiro estruturalismo tenha perdido homogeneidade, os seus preceitos iniciais continuam a ser uma das fontes da problematização sobre as quais se verte a ontologia e a gnosiologia contemporâneas.
Enquanto método, processo organizado, lógico e sistemático de pesquisa das ciências humanas e das ciências sociais, o estruturalismo tem fortuna variada. Em alguns ramos, como o da...
tracking img