Estruturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estruturalismo
O estruturalismo e uma modalidade de pensar e um método de analise praticado nas ciências do século XX, especialmente nas áreas das humanidades.
De um modo geral, o estruturalismoprocura explorar as inter-relações (as “ estrutura”) através das quais o significado e produzido dentro de uma cultura.
O estruturalismo define a psicologia como ciência consciência ou da mente.Definição herdade de Wundt. Mostra-nos que a mente seria a soma dos processos mentas.
O alemão Wilhelm wuldt foi o primeiro psicólogo a tornar a psicologia autônoma em relação a filosofia.
Wundt(1832-1920) e seus colegas eram chamados estruturalistas porque declaravam que as complexas experiências da mente eram verdadeiras “estruturas” construídas a partir de estados mentais e simples.
Trabalhavamsob a premissa de que o primeiro trabalho dos psicólogos era explorar a “ estrutura” da consciência e desenvolver as leis de sua formação.
Edward titchener afirmava que cada totalidade psicológicacompõe- se de elementos. Os objetivos da psicologia seria a tarefa de descobrir quais são os elementos mentais, o conteúdo era maneira pela qual se estrutura.
Titchener afirma que, embora o sistemanervoso não seja a causa da mente, pode ser usado para explica-la.
Titchener considera que os elementos ou as unidades que compõem o conteúdo da mente soa as sensações, as imagens, as afeições e ossentimentos.
A primeira abordagem por eles adotada foi a analise introspectiva ou introspeccionismo(“olhar pra dentro”).
Usa-se a introspecção para chegar a eles, através de uma observação treinada epreparada para garantir os dois pontos essenciais de toda a observação: a atenção e o registro do fenômeno.
O estruturalismo é uma abordagem que veio a se tornar um dos métodos mais extensamenteutilizados para analisar a língua, a cultura, a filosofia da matemática e a sociedade na segunda metade do século XX. Entretanto, "estruturalismo" não se refere a uma "escola" claramente definida de...
tracking img