Microprocessador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• O PIC16F84 dispões de um total de 13 linhas de I/O digitais organizadas em duas portas denominadas de PORTA A e PORTA B. A PORTA A dispõe de 5 linhas configuráveis tanto em entrada como em saída identificadas pelas siglas RA0, RA1, RA2, RA3 e RA4.A PORTA B dispõe de 8 linhas também configuráveis seja em entrada ou em saída identificadas pelas siglas RB0, RB1, RB2, RB3, RB4, RB5, RB6 e RB7.• O registro TMR0 é um contador, ou seja, um registro particular, na qual, seu conteúdo é incrementado com cadencia regular e programado diretamente pelo hardware do PIC. Na pratica, a diferença de outro registro, é que o TMR0 não mantém inalterado o valor que é memorizado, mas o incrementa continuamente. O registrador irá contar até 255, quando irá recomeçar a contagem no valor zero, se não forprogramado outro valor novamente.

O microprocessador
O microprocessador, ou simplesmente processador, executa as instruções e cálculos que constituem os programas, ao mesmo tempo em que se incumbe de enviar as informações solicitadas por todos os componentes do computador e de receber aquelas por eles geradas. Ele é de vital importância para o funcionamento geral do computador, pois de suavelocidade depende, embora não totalmente, o desempenho do sistema.
Pode-se comparar o processador a um maestro, que supervisiona os músicos e lhes indica o ritmo de trabalho. Mas a atuação do regente não basta para garantir uma boa interpretação: é preciso que os músicos estejam no nível por ele exigido. Da mesma forma, para que um computador aproveite ao máximo o rendimento de seu processador, osmódulos de memória, o disco rígido, o adaptador de vídeo e os demais componentes devem ter um nível de desempenho idêntico ou superior ao seu. Não adianta muito contar-se com um processador rápido (como um Pentium III de 550 MHz) se o computador dispõe apenas de 16 MB de memória RAM ou de uma placa gráfica para barramento ISA. Um computador com configuração mais simples (um Pentium MMX de 200MHz, com 64 MB de memória e uma placa gráfica PCI) certamente terá funcionamento muito mais ágil e, inclusive, iniciará o sistema operacional com maior velocidade.
Velocidade do processador
A escolha do processador é a decisão mais importante quando se deseja comprar ou melhorar o desempenho de um computador. Em geral, a velocidade é a característica que mais influi nessa decisão.
Megahertz (MHz)é uma medida de frequência, não de velocidade. Por esse motivo, não é correto usar a frequência de funcionamento para indicar a rapidez de um processador; se fosse assim, um pentium II de 400 MHz deveria ter funcionamento duas vezes mais rápido que o de um Pentium MMX de 200 MHz.
O rendimento específico de determinado microprocessador não pode ser quantificado utilizando-se uma simples fórmula,porque depende de uma grande variedade de fatores externos a ele, por exemplo o chipset, a memória disponível ou o sistema de refrigeração nele incorporado, que influi em sua temperatura de funcionamento.
Especificações
Para se identificar um processador é preciso levar em conta duas características básicas: sua frequência e a largura de dados. É habitual que a frequência interna do processadorseja indicada em milhões de ciclos por segundo, ou MHz. Um ciclo é o elemento mínimo de tempo que o microprocessador pode gerenciar. Cada operação exige o mínimo de um ciclo para sua execução, embora na maioria dos casos sejam necessários vários ciclos. Por exemplo, para enviar dados à memória um processador Pentium III emprega um mínimo de três ciclos na preparação da informação e mais outrociclo no envio de cada dado, e precisa voltar a preparar mais informação para enviar cada seis dados.
Assim, quando se assinala o número de instruções por segundo que um processador pode executar, o que se está indicando é uma referência da média de seu funcionamento em condições normais. Esse dado permite apreciar, na verdade, a evolução dos microprocessadores.
Estes, além de ter sua frequência...
tracking img