Estruturalismo pesquisa bibliografica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1-A origem da psicologia Científica

No século 19, destaca-se o papel da ciência, e seu avanço tornou-se necessário. O crescimento da nova ordem econômica o capitalismo traz consigo o processo de industrialização, para o qual a ciência deveria dar respostas e soluções práticas no campo da técnica. Há, então, um impulso muito grande para o desenvolvimentoda ciência, enquanto um sustentáculo da nova ordem econômica e social’ e dos problemas colocados por ela.
Por volta de 1860, temos a formulação de uma importante lei do campo da psicofísica. É a lei de ‘Fechner- Weber, que estabelece a relação entre estímulo e sensação, permitindo a sua mensuração. Segundo Fechner e Weber, a diferença que sentimos ao aumentar de iluminação de uma lâmpada de100 para 110 watts será a mesma sentida quando aumentamos a intensidade de iluminação de 1000 para 1100 watts, isto é, Percepção aumenta em progressão aritmética, enquanto o estimulo varia de progressão geométrica.
Essa lei teve muita importância na história da Psicologia porque instaurou a possibilidade da Medida do Fenômeno Psicológico, até então era considerado impossível. Dessa forma,os fenômenos psicológicos vão adquirindo Status de Científicos, porque, para concepção de ciência da época, o que não era mensurável não era passível de estudo científico.
Outra contribuição muito importante nesses primórdios da Psicologia Científica é a de Wilhelm Wundt ( 1832- 1926) Wundt cria na Universidade de Leipzig, na Alemanha, o primeiro laboratório para realizar experimentos naárea de Psicofisiologia. Por esse fato e por sua extensa produção teoria na área, ele é considerado o pai da Psicologia Moderna ou Científica.
Wundt desenvolve a concepção do paralelismo psicofísico, segundo a qual aos fenômenos mentais correspondem fenômenos orgânicos. Por exemplo, uma estimulação física como uma picada de uma agulha na pele de indivíduo, teria uma correspondência na mentedeste indivíduo. Para explorar a mente e consciência do indivíduo, Wundt cria um método que denomina introspeccionismo. Nesse método o experimentador pergunta ao sujeito especialmente treinado para auto- observação os caminhos percorridos no seu interior por uma estimulação sensorial como por a picada de agulha. Ele conclui que alem de um contínuo prazer tínhamos um desprazer e sentimentos detensão – alívio.

1.2-Psicologia Científica
O berço da Psicologia moderna foi a Alemanha do final do século 19. Wundt, Weber e Fechner trabalharam juntos na universidade de Leipzig. Seguiram para aquele país muitos estudiosos dessa nova ciência como inglês Edward B Titchner e o americano William James.
Seu status de ciência é obtido á medida que se liberta da Filosofia que marcou suahistória até e atrair novos estudiosos e pesquisadores, que sob os novos padrões de produção de conhecimento, passam a:
• Definir seu objeto de estudo ( o comportamento, a vida psíquica, a consciência).
• Delimitar seu campo de estudo diferenciando-o de outras áreas de conhecimento, como a Filosofia e Fisiologia;
• Formular métodos de estudo desse objeto;
• Formular teorias enquanto um corpoconsistente de conhecimentos na área.
Os pioneiros da Psicologia procuraram dentro das possibilidades, atingir tais critérios e formular teorias embora as pesquisas tinham uma postura metodológica que norteava a pesquisa e a construção teórica.
Embora a psicologia científica tenha nascido na Alemanha, é nos Estados Unidos que ela encontra campo para um rápido crescimento, resultado dogrande avanço econômico que colocou os Estados Unidos na vanguarda do sistema capitalista. É ali que surgem as primeiras abordagens ou escolas em Psicologia as quais deram origens ás inúmeras teorias que existem atualmente.
Essas abordagens são; o Funcionalismo, de William James (1842-1910), o Estruturalismo, de Edward Tichner(1867-1927) e Associalismo de Edward L Thorndike(1874-1949)....
tracking img