Estrutura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Eduardo Mondlane
Faculdade de Economia
Economia 1˚ ano
Introdução à Gestão

Tema: Estrutura organizacional da empresa
Aeroportos de Moçambique

Grupo 6:
Baldino Salvador
José Chimbana
Nemahay Urbano
Marta Lucrêcia
Ália Isabel

Docente: Dra. Miquelina Menezes
Maputo, 15 de Março de 2013
Contents

Introdução 3
Problema 3
Objectivos 3
Gerais 3
Específicos 3
Revisão bibliográfica4
Conceito de estruturação 4
Estrutura Formal 5
Estrutura Informal 5
Divisão de trabalho 5
Metodologia 5
Caso de estudo 6
Estrutura 6
Factores que influenciam nos planos da empresa 6
Funções e reformas dos Aeroportos 7
Impacto dos novos aeroportos 7
Problemas 8
De funcionamento 8
Desvios e roubos 8
Lema da ADM 8
Conclusões 9
Recomendações 10
Referências bibliográficas 11Introdução
A organização é um instrumento básico para o desenvolvimento e implementação de qualquer projecto, visando alcançar os objectivos e resultados pré-estabelecidos. Planejar, dirigir e controlar, não só uma empresa mas qualquer tipo de agrupamento e/ou instituição, não se torna tarefa fácil quando não existe uma certa estrutura organizacional.
Na empresa Aeroportos de Moçambique a estruturatorna-se de fulcral importância para o seu sucesso pois é uma empresa de grande porte e para fazer uma distribuição de cargos por uma quantidade excessiva de funcionários é necessário ter critérios de avaliação para comandar um certo departamento e uma certa função.
Problema
Apesar da sua vasta dimensão e aparente boa gestão esta empresa tal como muitas outras depara-se com problemas e percalços nasua estrutura que obstruem-na no caminho para o sucesso e alcance dos seus objectivos, desde problemas na sua actividade diária à grandes roubos.
Objectivos
Gerais
O presente trabalho, tem como objectivo genérico fundamental, o estudo da estrutura organizacional no geral e da empresa Aeroportos de Mocambique, visando mostrar as várias divisões dentro desta organização que em conjunto trabalhampara almejar as situações estabelecidas pela empresa.
Específicos
Contudo relativamente ao trabalho, vai-se incidir principalmente no conceito de estruturação, escala hierárquica e estrutura da ADM,E.P., factores que influenciam a organização, funções e reformas (o seu impacto) e problemas de funcionamento e desvios.

Revisão bibliográfica
Conceito de estruturação
Fixados os objectivos eestabelecidos os planos, cabe à gestão a responsabilidade de organizar os recursos (humanos e não humanos) numa forma lógica de modo a que tais objectivos sejam alcançados.
Esta-se perante a função estruturação que envolve:
* A divisão de todas as actividades organizacionais em postos de trabalho, de natureza individual
* O agrupamento destes em unidades de trabalho
* As relações de trabalho entreesses postos e unidades
A estruturação determina o modo pelo qual os objectivos concebidos no planeamento podem ser alcançados.
Definição
* Robbins (2006,p.171) entende a estrutura organizacional "como as tarefas são normalmente divididas, agrupadas e coordenadas" dentro de uma organização de empresa. Os modernos teóricos da Administração não concordam que exista uma maneira única ou ideal dese projetar uma organização.
Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.
Chandler (1962), ao pesquisar quatro grandes empresas americanas (DuPont, GM, StandardOil e Sears) constatou que as respectivas estruturas eram continuamente ajustadas às suas estratégias e pode demonstrar a intima relação entre a estratégia e a estrutura organizacional. Para eles, a estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento. Existem variáveis que contribuem para isso: a sua estratégia, o meio ambiente em que opera, a tecnologia de que dispõe...
tracking img