A favela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de ensino do vale do itajai
ENSINO MÉDIO



















formação das favelas nas grandes cidades





FABIANA IGNÁCIO



























BLUMENAU
2013
BLUMENAU
2013



FABIANA IGNÁCIO








FORMAÇÃO DAS FAVELAS NAS GRANDES CIDADES


Trabalho apresentado para avaliaçãona disciplina de Geografia Acadêmico do Curso de Ensino médio do Centro Educacional do vale do Itajaí.


Prof. Rodnei















SUMÁRIO





SUMÁRIO iii
1 INTRODUÇÃO 3
2 origem 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8




INTRODUÇÃO

Muitos migram de pequenas cidades para grandes centros urbanos atraídos pelailusão mostrada nas propagandas de TV,também há o êxodo rural.Sem terem formação acadêmica ou especialização de trabalho e sem nenhum preparo se aventuram ao desconhecido. Se deparando com enormes prédios aranha céus, e pessoas correndo o dia todo. Não conseguem emprego e sem terem para onde ir acabam na periferia da cidade, as favelas.
Com o êxodo rural, as populações urbanas começaram a crescere as cidades não possuíam infra estrutura para atender todo este contingente populacional. Começaram então as ocupações desordenadas nas cidades. Surgem, primeiramente, os cortiços que “evoluíram” para o que hoje chamamos favelas.origem


O Brasil passou por dois fenômenos quando se fala de ambientes urbanos: a rápida industrialização, experimentada a partir do pós-guerra, e a urbanização acelerada que se seguiu. No curso desse processo, reflexo das políticas desenvolvimentistas então vigentes, uma série de regras de proteção ao meio ambiente e ao cidadão foram desrespeitadas ou mesmo desconsideradas. A ocupaçãode territórios desordenadamente trouxe ao país vários problemas, inclusive de saúde, a falta de saneamento básico e a ausência de políticas públicas.
Somente nos anos 70 o Brasil começou a voltar-se para as questões ambientais, de saneamento e de controle da poluição quando conseguiu abastecer com água tratada cerca de 80% da população urbana. A partir de então, os grandes problemasambientais do país vêm sendo identificados e dificilmente controlados. Analisando esses pontos percebe-se que é necessário o conhecimentos dos profissionais de saúde para ensinar e educar a população, para que tenha qualidade de vida e proteção a natureza.


As favelas mais conhecidas do Brasil estão localizadas na cidade do Rio de Janeiro e surgiram por volta de 1900, no período da Guerra deCanudos. A cidadela de Canudos foi construída próxima a alguns morros, entre eles o Morro da Favela, que recebeu este nome devido à vegetação predominante no local, que era a Favela, uma planta típica da caatinga, extremamente resistente a seca. Os soldados ao retornarem ao Rio de Janeiro, deixaram de receber seu soldo e instalaram-se provisoriamente em alguns morros da cidade, juntamente a outrosdesabrigados. A partir deste episódio, os morros recém-habitados ficaram conhecidos como favelas, em referência à “favela original”.
A preocupação do poder público com a nova forma de moradia instalada informalmente no Rio de Janeiro só aconteceu em 1927, através do Plano Agache, um plano urbanístico que previa, simplesmente, o “embelezamento” do local e não a integração social e aqualidade de vida dos moradores. Em 1948 foi realizado o primeiro Censo nas favelas cariocas e neste contexto a Prefeitura do Rio de Janeiro, afirma, surpreendentemente, num documento oficial, precedente às estatísticas, que: “Os pretos e pardos prevaleciam nas favelas por serem hereditariamente atrasados, desprovidos de ambição e mal ajustados às exigências sociais modernas”. Esta afirmação...
tracking img