Estrutura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


O mundo atual é uma Sociedade institucionalizada e composta por organizações. Atividade voltada para a produção de bens ou prestação de serviços. A vida das pessoas dependem das organizações e essas dependem do trabalho daquelas.
Independentemente de serem organizações lucrativas (empresas) ou não lucrativas (exército, igreja, serviços públicos, etc) ao atingirem umcerto porte precisam ser administradas e para isto, requer todo um aparato de pessoas estratificadas em diversos níveis hierárquicos. Cada uma tem seu objetivo , seu pessoal, seus problemas internos e externos, seu mercado, sua situação financeira, sua tecnologia e seus recursos básicos.
De acordo com a abordage4m de CLIMA ORGANIZACIONAL feita por CHIAVENATO - (1979) , os seres humanos estãocontinuamente engajados a uma variedade de situações no sentido de satisfazer suas necessidades e manter um equilíbrio emocional.
É neste clima que analisamos a Empresa MINAS CRED – Soluções Financeiras na tentativa de obter dados /respostas , tomando por base a consulta generalizada dos diferentes colaboradores da empresa.
As respostas obtidas geraram conhecimento sobre como as pessoas estãoinseridas no clima reinante . Analisadas as percepções dos funcionários ,foram identificadas situações que influenciam no desempenho da empresa, possibilitando crescimento, transformações e reconhecimento no mercado financeiro.


2 EMPRESA PESQUISADA

A MINAS CRED – Soluções Financeiras é uma Empresa que atua no ramo financeiro de empréstimos , estando há maisde três anos no mercado. È uma Empresa que busca excelência em seu atendimento, para alcançar a satisfação dos seus clientes e parceiros. A inclusão de novos serviços é uma forma que a empresa tem para melhorar sua atuação no mercado financeiro aumentando a qualidade e rapidez nos negócios.
A MINAS CRED conta com a colaboração de 10 funcionários que atuam como gestor, gerente comercial eatendentes.
Os produtos oferecidos geralmente atingem um público alvo como funcionários públicos estaduais, municipais e federais e também pessoa física que possuem conta corrente sem restrições no nome.

3 DESENVOLVEMENTO

4.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

De acordo com FAYOL uma empresa é como umsistema racional de regras e de autoridade que justifica sua existência conforme atende ao seu objetivo primário de fornecer valor na forma de bens e serviços a seus consumidores. Essa idéia é aplicável a qualquer tipo de organização, embora tivesse como ponto de partida uma empresa industrial.
O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuirresponsabilidades aos integrantes da organização de modo que a atividade de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequência lógica. ( MAXIMIANO, A.C.A. “Teoria Geral da Administração: Da Revolução Urbana á Revolução Digital” . 5.a Ed., São Paulo: Atlas , 2005, pag. 75).
Assim, temos a MINAS CRED com o seguinte sistema organizacional:

(colocar a estruturaorganizacional que vc me apresentou)

Onde cada um atua num setor predefinido sendo:
Gerente Administrativo/ Gestor : Responsável por toda rotina administrativa, agregar novos produtos e parcerias, controlar e fechamento das metas da organização. Também cuida do departamento pessoal.

Gerente Comercial: Responsável por captar clientes ,efetuando visitas e fazendo reuniões em órgãos públicos,treinamentos com novos produtos, motivação e controle nas metas, reportando diretamente ao gestor. Também abrange a área de publicidade e propaganda (anúncios, panfletagem, faixas, mala direta e carro de som).

Atendentes: Responsável pelo atendimento ao cliente, organizações da loja , digitação e telemarketing.

4.2 PRODUÇÃO

Pela produção fica encarregado o GERENTE COMERCIAL , que...
tracking img