Estrutura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Ouro Preto
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Teoria Geral da Administração

Discente: Ângelo, Hugo, Mateus, Roney e Vinicius

Tema: Hospitais

I)Descrição da Organização:

A Sociedade Beneficente São Camilo é uma organização filantrópica.

Estrutura Organizacional-Legal - Entidade privada sem finsLucrativos.

Nome Fantasia: Hospital Monsenhor Horta.

História:

O primeiro passo histórico da entidade é datado de 20 de junho de 1959, centenário de nascimento de Monsenhor José Silvério Horta, sacerdote conhecido pelo seu espírito de caridade e que por desejo do Cônego Vicente Diláscio, foi homenageado dando seu nome para a entidade “Obras Sociais de Auxílio à Infância e àMaternidade Monsenhor Horta” que, além de assistência à saúde, também realizava trabalhos na área da educação e alimentação. Apesar de todo empenho, o atendimento médico-hospitalar era deficitário e foi preciso, novamente, o Cônego utilizar todo seu empenho para desenvolver projetos, arrecadar doações e construir um hospital que atendesse, também, as necessidades das cidades vizinhas, carentes em saúde.Dez anos depois de muita luta o sonho é realizado, e em 08 de novembro de 1970 é inaugurado o hospital, nascido como entidade filantrópica, como mantém-se até hoje, prestando assistência à população carente com recursos advindos de outros atendimentos. Foi em 1985 que o Diretor Monsenhor Vicente Diláscio, reconhecendo as dificuldades enfrentadas pela instituição, resolveu doar a entidade àSociedade Beneficente São Camilo, de São Paulo. Esse momento marca uma fase de progressos e realizações da instituição. Além de dobrar a metragem de área construída, de 2.445 m² para 4.709 m², o hospital expandiu seus serviços e foi classificado pelo RECLAR, da Previdência Social, como hospital geral de primeira categoria.

*Missão: Tem o compromisso de garantir a qualidade do atendimento em nomede uma assistência médica hospitalar digna e humana.

*Visão: Ser referência microrregional em assistência médico-hospitalar de média e alta complexidade ambulatorial.

II)Produtos e Serviços:

Serviços nas áreas médicas de : Cirurgia/obstetria, Clinica Médica, Clínica Pediátrica, Pronto Atendimento(Urgência/Emergência), Bloco Cirúrgico, Berçário, Agência Transfusional,Esterilização, Radiologia, Anestesiologia, Ortopedia, Urologia, Alimentação e Nutrição.

*Clínica médica: no Brasil, também conhecida como Medicina Interna e Clínica geral, é a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar. Inclui o estudo das doenças de adultos, não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas, sendo a especialidade médica a partirda qual se diferenciaram todas as outras como Cardiologia e Pneumologia.No Brasil, o especialista em Clínica médica deve cumprir, além do curso de Medicina, dois anos de Residência médica.

*Pediatria: é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos(Puericultura) ou curativos.

Aspectos preventivos envolvemações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura).

Os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas patologias exclusivas ou não da criança e adolescente

*Clínica cirúrgica: é a parte do processo terapêutico emque o cirurgião realiza uma intervenção manual ou instrumental no corpo do paciente.
A cirurgia é caracterizada por três tempos principais:
• dierese: divisão dos tecidos que possibilita o acesso à região a ser operada
• hemostasia: parada do sangramento
• síntese: fechamento dos tecidos
O cirurgião geral realiza a maior parte das cirurgias e assume o comando do paciente...
tracking img