Estrutura organizacional em rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estruturas Organizacionais

Estrutura Organizacional em Rede

INTRODUÇÃO
A economia mundial, nos dias atuais, tem apresentado maior crescimento e relevância quanto às operações de serviço. Diversos autores como por exemplo Drucker (1992) enfatizam a combinação de operações de produção de bens físicos com serviços e relatam que, atualmente, grande parte das organizações oferece um mix debens físicos e serviços aos seus clientes, fato evidenciado pela participação do setor de serviços no PIB dos países.
As empresas prestadoras de serviço, tendo o conhecimento como seu principal ativo, necessitam delinear uma estrutura que possibilite a gestão eficaz do conhecimento dos indivíduos a fim de se manterem competitivas.
O maior desafio dos gestores organizacionais atuais é criar umaestrutura capaz de compartilhar o conhecimento, seja verticalmente e horizontalmente.
As estruturas em rede possibilitam esse compartilhamento, ligando pessoas e estas às informações. As redes permitem que o conhecimento passe horzontalmente e não apenas de uma forma hierárquica.
A estrutura em rede é definida pelos escritores Wilkinson e Young (2006) como um grupo de pessoas formalmentereconhecidas pelo organização como experts em suas áreas de atuação. Os estudos desses autores apontam que a organização informal nas estruturas em rede é bastante evoluída e os canais de comunicação são mais requeridos neste tipo de estrutura.
No campo das ciências sociais, as redes designam um conjunto de pessoas ou organizações interligadas direta ou indiretamente, presumindo que a estrurura emrede intensifica as relações sociais entre seus “atores”e, consequentemente maximiza a aprendizagem dos indivíduos e o acúmulo de conhecimento pela organização.
O desempenho de uma rede depende de dois fatores fundamentais:
. Conectividade: capacidade de a estrutura organizacional facilitar a comunicação sem ruídos entre os indivíduos
. Coerência: compartilhamento de interesses entre osparticipantes da rede
Assim a estrutura em rede favorece a troca de conhecimento pela linguagem comum e pela proximidade da natureza dos problemas que existem entre eles.
Há menos supervisao do conteúdo do trabalho e mais supervisão do desempenho e da carreira do indivíduo.
A utilização de uma estrutura organizacional em rede nas organizações é recente pois necessita de uma rápida e dinâmicacomunicação para a realização das suas ativiadades,necessidade atendida nas últimas décadas graças ao avanço das telecomunicações,como por exemplo a difusão e o aprimoramento da internet pelo mundo ,permitindo mais rapidez na troca de serviços e conhecimento com outras partes do mundo.

CARACTERÍSTICAS

Os Princípios para uma organização atuar em rede são:
* Base estrutural formada por equipes* Redução dos níveis hierárquicos
* Forte presença do empowerment
* Ênfase na troca de informação
* Competências diversificadas
* Contínuos feedbacks
* Transformação cultural que propicie a mudança
* Supervisão comunitária e participativa

A estrutura em rede melhora o processo de aprendizagem, pelo fato de aproximar individuos que, embora atuem distantes um dosoutros, são conectados por estruturas que intensificam a comunicação e a troca de conhecimento. Walczak (2005) afirma que o desenvolvimento de equipes de conhecimento competentes em determinada área de conhecimento é o primeiro passo em direção às redes de conhecimento, as quais devem ser integradas por um fluxo de informaççao vertical (canais de comando) e horizontal (relacionamento entre osindivíduos da rede).

ASPECTOS DE ESTRUTURA EM REDES

* Departamentalização: em uma estrutura em redes, as fronteiras entre os departamentos devem ser menos rígidas, a fim de favorecer o fluxo de informação e conhecimento horizontal.
* Hierarquia: O comando em uma estrutura em redes deve ser menos autoritário e centralizado, facilitando a troca de conhecimento entre os integrantes
*...
tracking img