Estruturas em rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estruturas em rede|
Introdução à Administração|
Camila RibeiroMatrícula: 496223|

O desenho organizacional de uma organização consiste em um conjunto de decisões sobre os elementos estruturais com o propósito de definir uma estrutura adequada à estratégia e ao ambiente da organização. As estruturas organizacionais refletem diferentes usos da cadeia de comando na departamentalização. Além dosdepartamentos, nas estruturas organizacionais são definidos os canais por onde fluem a autoridade e a comunicação.
Existem três tipos tradicionais de estruturas: a funcional, a divisional e a matricial. A maioria das organizações começa com uma estrutura funcional. Na medida em que crescem e se tornam mais complexas em produtos e serviços, mercados onde são localizadas e clientes aos quaisservem, as organizações se reestruturam sob a forma divisional. Caso existam demandas ambientais que pressionam ao longo de duas ou mais dimensões, como produto e função, ou produto e geografia, as organizações podem adotar a forma matricial.
Todos esses tipos organizacionais de estruturas dependem da hierarquia para definir os agrupamentos departamentais e, geralmente, são identificadas com aorganização burocrática do tipo weberiana. Além desses tipos tradicionais, existem algumas estruturas emergentes organizacionais cuja principal diferença consiste no uso mais flexível da cadeia de comando. Essas estruturas nascem como consequência de mudanças no ambiente de negócios e nas atividades que as organizações devem desempenhar e tem sido nomeadas como organizações em rede, cluster, organizaçõesbaseadas na informação ou organizações pós-industriais. Embora existam diferenças entre essas novas estruturas, elas compartilham alguns pontos em comum que, serão analisados sob a denominação de “estrutura em rede”.
As organizações bem-sucedidas na era da globalização estão substituindo os seus tradicionais departamentos funcionais pela estrutura em redes. As redes podem conter unidadesorganizacionais ou equipes multifuncionais e interdisciplinares. As redes (networks) ou teias podem ser definitivas ou transitórias. Enquanto os departamentos tradicionais são definitivos, permanentes, estáveis e imutáveis, as redes são mutáveis, ágeis e flexíveis, podendo redefinir seu encadeamento e suas atividades continuamente.

Estrutura em redes

Estrutura em rede é um termo de natureza genéricaque agrupa uma série de formas organizacionais alternativas às estruturas burocráticas tradicionais, como organizações em rede, de clusters e virtuais, estruturas por equipes de trabalho e organizações de aprendizagem. O principal diferencial dessas estruturas reside no uso distinto da hierarquia e da divisão de trabalho.
Em uma estrutura em rede, a divisão de trabalho pode ser visualizada emtermos de conhecimento, em que os trabalhadores ou os departamentos organizacionais são definidos pela expertise que oferecem para a organização. A fim de superar os limites da divisão de trabalho e fortalecer a coordenação, a estrutura em rede faz uso de equipes multifuncionais, que podem ser permanentes ou temporárias.
Outro diferencial das estruturas em rede reside no uso da cadeia de comando.Nas estruturas tradicionais organizacionais, a cadeia de comando atua como principal meio de coordenação. A estrutura em rede é uma estrutura mais achatada e horizontal, na qual o poder para tomar decisões é delegado para os níveis inferiores de organização.
Nesse tipo de estrutura, a organização informal assume papel mais relevante do que formal. Em uma organização em rede, as estruturas formaissão fluidas e mutáveis, de forma que a única estrutura que, de fato, as pessoas podem acionar é a informal. As estruturas informais servem também como meio de organização de coalizões políticas. A fonte de autoridade não reside na posição formal hierárquica, mas no conhecimento e na expertise que os membros organizacionais detêm.
Outra característica importante consiste na superação das...
tracking img