Biot savart

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEI DE BIOT SAVART
1 RESUMO
Serão apresentados neste relatório os dados coletados através do dispositivo de torção magnética, onde encontraremos a relação entre as grandezas envolvidas.

2INTRODUÇÃO
2.1 Assunto
Através de medições realizadas em laboratório, foi determinada a componente horizontal do campo magnético terrestre. Os principais elementos experimentais utilizados para aindução do campo magnético foram: as bobinas de Helmholtz, que se destinam à produção de um campo praticamente uniforme e uma balança de torção, que serve para prender um espelho côncavo. Através de umfeixe de luz direcionado ao espelho é possível determinar a variação do campo magnético. Os dados obtidos nas medições foram utilizados de maneira direta através das equações de Biot-Savart.
A leide Biot Savart foi descoberta com a aplicação de correlacionar campo magnético e fluxo de corrente elétrica em um meio condutor. Esta correlação está associada ao desenvolvimento de um modelomatemático que descreve os fenômenos observados, uma vez que não conseguimos deduzir uma expressão para estes campos.

2.2 Objetivos
- Identificar os pólos magnéticos de um imã;
- Deduzir a expressão docampo de indução magnética gerado por um condutor retilíneo;
- Deduzir a expressão do campo de indução magnética gerado por uma bobina circular;
- Deduzir a expressão do campo de indução magnéticagerado por uma bobina circular com N espiras;
- Relacionar as grandezas B, N, I, R e x.

3 TEORIA
4.1 Lei de Biot Savart
Durante o século XVIII muitos cientistas tentaram encontrar umaconexão entre a eletricidade e o magnetismo. Observaram que cargas elétricas estacionárias e imãs não provocavam qualquer influência um no outro. Mas em 1820, Hans Christian Oersted (1777-1851) mostrouque uma bússola sofria deflexão quando era colocada perto de um fio percorrido por uma corrente. Por outro lado era conhecido que campos magnéticos produzem deflexão em bússola, o que levou Oersted...
tracking img