Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oportunidades de Negócios: Um estudo da teoria e a prática no campo empresarial

Cleitônio Vieira dos Santos[1]

Renato Diogo de Siqueira Sampaio[2]

Resumo

Muitas pessoas desejam montar o seu próprio negócio, mas deixam de levar em consideração aspectos muito importantes para que seu empreendimento venha a ser bem sucedido e consiga continuar atuando no mercado.Esse artigo vem mostrar como um empreendedor identifica e aproveita uma oportunidade de negócio, abordando aspectos teóricos e relacionando-os com aspectos práticos a partir do caso da empresa Cold, cuja implantação será objeto de estudo desse trabalho.

1- Introdução

Nos dias atuais conseguir um lugar no mercado de trabalho, se tornou algo muito difícil,isso devido a uma série de razões de cunho político e social presentes em nosso país. Por essa razão muitas pessoas tentam se alocar nesse mercado de uma outra forma, ou seja, criando o seu próprio negócio.
Muitas vezes essas mesmas pessoas deixam de fazer uma análise real do seu tipo de negócio pretendido, deixando com isso de obter uma clara visão do seu público consumidor, suaafinidade com o tipo de negócio, e qual a sua perspectiva de crescimento dentro de um determinado nicho de mercado.
Esse artigo irá abordar esse cenário, citando e explicando alguns conselhos de especialistas na área de empreendedorismo e Criação de Novos negócios.
Fazendo também uma relação desses aspectos teóricos com a prática em uma empresa situada na cidade de Fortaleza.2- Conceituação de Oportunidade

Segundo Daniel F. Muzyka(2001) as oportunidades em si constituem algo que existe no papel ou como idéia . As oportunidades realizadas são aquelas que alguém transformou em negócios lucrativos e operantes. A oportunidade, em termos práticos pode, portanto ser definida como um conceito negocial que, se transformado em um produto ou serviçotangível oferecido pela empresa, resultará em lucro financeiro.

2.1- Como Surge uma Oportunidade

Uma oportunidade de negócio surge das formas mais variadas possíveis. Pode ser de uma conversa entre amigos, através da leitura de um artigo em um jornal ou revista. Ou, até mesmo por meio de uma idéia que surge de repente, da mesma forma como um músico compõe uma canção.

2.2- Comoum Empreendedor Aproveita uma Oportunidade

Um empreendedor ao tentar identificar uma oportunidade deve levar em consideração alguns pontos que são de extrema importância na escolha do seu negócio. Podemos destacar como principais alguns desses como: (Muzyka, 2001 P. 22 - 24)

I- As oportunidades têm a ver com criação de valor, e não necessariamente com redução de custosII- As oportunidades não são iguais para todos
III- Nem todos exploram oportunidades mesmo quando são óbvias

2 As oportunidades complexas falham

IV- A oportunidade não é sempre encontrada em mercados em crescimento bem documentados
V- As oportunidades não são necessariamente resultado de invenções do empreendedor

Um empreendedorconclui que as oportunidades têm a ver com a criação de valor, e não necessariamente com a redução de custos ele tem em mente que é mais importante criar um valor para o meu negócio do que simplesmente se preocupar com a redução de custos na empresa, isso porque as pessoas normalmente compram visando não somente o preço que irão pagar mais os benefícios que esse produto ou serviço trarão para si.(Muzyka, 2001 P. 22-24)
Ele deve ter consciência que as oportunidades não são iguais para todos, pois, tem em mente que fatores como informação e experiência no tipo de negócio que está se tentando abrir são importantes para a avaliação real dessa oportunidade, uma vez que esses fatores ajudam muito no momento de ingressar em um determinado mercado.
Também deve...
tracking img