Ensaio de embutimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

É na estamparia que o ensaio de embutimento encontra sua principal aplicação. Observando alguns objetos de uso diário, como uma panela, a lataria dos automóveis e outras tantas peçasproduzidas a partir de chapas metálicas, por processos de estampagem.

A estampagem é o processo de converter finas chapas metálicas em peças ou produtos, sem fratura ou concentração de microtrincas.As chapas utilizadas neste processo devem ser bastante dúcteis.

Durante a estampagem podem ocorrer diferentes problemas tais como: fissuras, encruamento e rugosidade superficial (efeito casca delaranja) decorrente da granulação grosseira.

Para descobrir que a chapa é imprópria para o processo de estampagem, foram desenvolvidos os ensaios de embutimento e assim evitar a produção de peças comchapas inadequadas.

Logo mais, você ficará sabendo como é feito o ensaio de embutimento em chapas, para avaliar sua adequação à operação de estampagem. E conhecerá os dois principais métodos deensaio de embutimento.

Objetivo

Medir a ductibilidade de chapas de aço carbono laminado a frio, utilizado no processo de estampagem média, profunda e extra-profunda.

Desenvolvimento TeóricoA operação de estampagem envolve dois tipos de deformações:

. Estiramento, que é o afinamento da chapa;

. Estampagem propriamente dita, que consiste no arrastamento da chapa para dentro dacavidade da matriz por meio de um punção. Nessa operação, a chapa fica presa por um sujeitador que serve como guia para o arrastamento.
[pic]

O que é ductibilidade?  É a propriedade física dosmateriais de suportar a deformação plástica, sob a ação de cargas, sem se romper ou fraturar.

A ductilidade é a característica básica para que o produto possa ser estampado. Porém, uma chapa podeapresentar diversas e pequenas heterogeneidades, que não afetariam o resultado de ductilidade obtido no ensaio de tração. Ao ser deformada a frio, a chapa pode apresentar pequenas trincas em conseqüência...
tracking img