Estrutura de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURAS DE MERCADO


• Definições
• Tipos de Estruturas
• Formas de construção e objetivos
• Principais ilícitos
• Meios de controles e eliminações


As estruturas de mercado é o exemplode como os mercados estão estruturados e organizados. Cada uma dessas estruturas tem como base possibilidades e características que são observadas na ligação da oferta e da demanda.
No mercado, hávários modelos relacionados ao comportamento das empresas no desenvolvimento de preços e produtos. Todavia a diferença está no objetivo da empresa em maximizar lucros, maximizar participação no mercado,entre outros.
A partir da demanda e da oferta de mercado são determinados o preço e quantidade de equilíbrio de um dado bem ou serviço. O preço e a quantidade, entretanto, dependerão da particularforma ou estrutura desse mercado, ou seja, se ele é competitivo, com muitas empresas produzindo um dado produto, ou concentrado em poucas ou uma única empresa. (WAGNER, 2007).

As estruturas demercado dependem basicamente de três características, são elas: um número de empresas que compõem este mercado; os tipos de produtos; e se existem ou não alguma barreira ao envolvimento de novas empresas.Com base nessa informação, classificamos o mercado em cinco estruturas básicas: Concorrência perfeita; Concorrência Monopolista; Monopólio; Oligopólio e Monopólio Bilateral.

Concorrência Perfeita,é uma ocorrência na qual o número de compradores e vendedores é tão grande que nenhum trabalhando individualmente consegue afetar o preço.

Concorrência Monopolista, ou seja, imperfeita, é umaforma de mercado que existem várias empresas que produzem bens diferentes, porém com substitutos possíveis que possam fazer com que ocorra uma concorrência.

Monopólio, suponhamos que é uma empresa naqual vende um produto que não tenha substitutos possíveis e próximos, ou seja, composta por um vendedor e muitos compradores.
Um exemplo de Monopólio seria a Petrobrás que lidera a exploração de...
tracking img