Estresse no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRESSE NO TRABALHO

INTRODUÇÃO 04
1. ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO 05
1.1. O que é Estresse? 05
1.2. Estresse no Trabalho 06
1.3. Causas do Estresse 07
1.4. Sintomas do Estresse 07
CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

INTRODUÇÃO

É comum ouvir as pessoas dizendo que estão estressadas, geralmente a grande maioria ficam desnorteadas com avariedade de alterações físicas, pensamentos e emoções que acontecem com elas.
O estresse surge como conseqüência de esforços adaptativos da pessoa a sua situação existencial e as mudanças em seu ambiente familiar ou profissional. O estresse é considerado mal do século, seus efeitos são tão negativos para as pessoas e para as organizações. As organizações e as equipes de trabalho estãopropensas a ficarem estressadas. O estresse no ambiente de trabalho atrapalha o desempenho dos colaboradores, acarreta baixa produtividade e até prejuízo em alguns casos para as organizações.
De acordo com Molina (1996), o estresse pode ser definido como o resultado de uma situação de tensão aguda ou crônica que causa alterações físicas e emocionais no indivíduo.
No decorrer destetrabalho será abordado o que é estresse, estresse no trabalho, causas do estresse e sintomas do estresse.

1. ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO

O estresse tem sido apontado como o vilão responsável pela explosão emocional, que em determinados momentos, gera conflitos ou, então, tornou-se o ponto inicial para a falta de motivação das pessoas, tanto para a vida pessoal quanto profissional.Seja por um motivo ou outro, a realidade mostra que o estresse é um fator presente na vida de qualquer pessoa.

1.1. O que é estresse
Segundo França e Rodrigues (2005), o termo “estresse” vem da física e significa o grau de deformidade que uma estrutura sofre quando é submetida a um esforço.
Estresse é a forma que o corpo emocional encontra para se expressar no corpo físicoem resposta ao desgaste da vida diária. O estresse, seja ele de natureza física, psicológica ou social, é composto de um conjunto de reações fisiológicas que se exageradas em intensidade ou duração podem levar a um desequilíbrio no organismo.
O estresse pode ser dividido em dois tipos básicos:
• Estresse crônico: é aquele que afeta a maioria das pessoas sendo constante no dia a dia,mas de uma forma mais suave.
• Estresse agudo: é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas, mas passageiras como a depressão na morte de um parente.

1.2. Estresse no Ambiente de Trabalho
O estresse reduz o desempenho pessoal e profissional de um colaborador. A empresa com o quadro de colaboradores estressados tem baixa produtividade, no entanto, afalta de estresse também é nociva às organizações. Na área profissional essa falta de estresse faz com que o colaborador fique desanimado, desmotivado e lento para tomar decisões. O estresse acarreta diversos problemas:
• Baixa qualidade do trabalho: serviços e produtos são afetados por falta de atenção e displicência.
• Erros: como a capacidade mental e fisiológica do profissionalfica vulnerável, as chances de erros serem cometidos crescem significativamente.
• Falta de concentração: atrapalhando decisões de vendas, reuniões, sendo assim não assimilam as necessidades dos clientes tanto internos quanto os externos.
• Conflitos interpessoais: ocorrem problemas de comunicação, fofocas, sonegação de dados e consequentemente perda de clientes.
• Desmotivação: ocolaborador já não encontra mais fonte de energia para continuar em busca das metas e objetivos.
Esses são alguns prejuízos causados pelo estresse no trabalho. Para evitar que esses tipos de problemas relacionados ao estresse ocorram no ambiente de trabalho, as empresas estão adotam programas onde ensinam os colaboradores a praticar exercícios (ginástica laboral), massagem para relaxar,...
tracking img