Solaris

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Historia do S.O. Solaris

No final dos anos 60, Ken Thompson do Bell Laboratories, desejava criar um sistema operacional que suportasse e coordenasse os esforços de uma equipede programadores em um ambiente de pesquisa. Dessa forma surge o sistema UNIX, cuja primeira versão foi escrito em Assembler para o PDP 7.
Em 1978, Dennis Ritchie produziu asétima versão do UNIX, que por ter sido reescrito em linguagem C, tornou possível transportá-lo de uma arquitetura para outra sem dificuldade. A partir desta data, o código fonte foilicenciado para outros estabelecimentos comerciais e pesquisas, passando a ocorrer o desenvolvimento de versões distintas. Nos anos 80, o sistema tornou-se popular entre pesquisadores eusuários comerciais. Várias versões foram desenvolvidas, entre elas o Xenix e o SCO-Unix. Com a fundação da Sun em 1982, surgiu mais uma linha de desenvolvimento, o Sun OS. Namesma época, viu-se a necessidade de unificar as versões UNIX existentes, com a intenção de transformá-lo realmente em um sistema aberto.
Com o comprometimento de vários fabricantes emadotá-lo, foi desenvolvido um único UNIX, conhecido como System V Release 4, aproveitando o que havia de melhor. Já baseado nesse novo sistema, a Sun Microsystems lança o Sun OS5.x, e em 1992, surge à primeira versão do SOLARIS, muito semelhante ao Sun OS.
O SOLARIS é um sistema operacional voltado para grandes empresas, com um conjunto de softwares paradesenvolvimento e gerenciamento de informações e comunicação entre aplicativos. Criado para obter uma alta performance em aplicações cliente e servidor, o SOLARIS permite acessotransparente e ilimitado a sistemas, servidores, dispositivos periféricos, base de dados remota e uma série de outros recursos e pode suportar várias aplicações e configurações.
tracking img