Estrategias de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estratégias de leitura
Os livros que são capazes de mudar o mundo,
Quem muda o mundo são as pessoas,
Os livros só mudam pessoas
(Mário Quitana)
Isabela Solé afirma que asestratégias de leitura são procedimentos de ensino, então é preciso ensinar estratégias para a compreensão do texto. Para Isabela solé leitura é um processo mediante o qual secompreende a linguagem escrita (...) para ler necessitamos simultaneamente manejar com despreza as habilidades decodificação e optar ao texto nossos objetivos, ideais e experiências prévias(...).
Essa concepção de leitura que põe em foco o leitor e seus conhecimentos em interação com o autor e o texto para a construção de sentido vem merecendo a atenção deestudiosos do texto e alimentando muitas pesquisas em discussões sobre a sua importância para o ensino da leitura.
Segundo Kleimam, muitos concebem a leitura como decodificação.Para ela essa concepção dar lugar a leituras dispensáveis uma vez que nada modificam a visão de mundo do aluno.
Delmanto considera que devemos ensinar além da decodificação, acompreensão, apreciação do texto assim como a relação do leitor com o texto. Desse modo vemos que é preciso adotar métodos , criar situações que possibilitem aos alunos a capacidade deleitura . Delmanto (2009).
Ser capaz de compreender e interpretar textos que curriculam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura. O dever de ler, anecessidade de ler e o prazer de ler.É claro que não devemos nos esquecer de que a constante interação entre o conteúdo do texto e o leitor é regulada também pela intenção com que lemos otexto.
São pois objetivos do leitor que nortearão o modo de leitura,em mais tempo ou menos tempo; com mais atenção ou menos atenção; com maior interação ou menor interação, enfim.
tracking img