Estrategia de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Disciplina: Língua Portuguesa - CS I
Professora: Najara Ferrari Pinheiro
Nomes: Ana Paula Oliboni
Anderson Bertin da Silva
Luciane Huf Correa
Taican Boeira

Caxias Do Sul, 31 de março de 2011
INDICE

1.0 Introdução
2.0 Analfabetismo funcional
3.0 Estrategias de leitura
3.1 Estratégias de Pré leitura
3.2 Estratégias durantea leitura
3.3 Estratégias de pós leitura
4.0 Como aprender as estratégias de leitura.
5.0 Conclusão

1.0 Introdução
A Língua Portuguesa trabalha com três etapas diferentes: Gramática, Redação e Leitura (compreensão e interpretação de textos) para preparar os jovens para o macabro vestibular.
Mas como ajudar alguém a se expressar, se não houver o que expressar? Como ter o que expressar, se étão difícil compreender o mundo que nos cerca; se é tão difícil compreender o jornal a que assistimos, o manual do aparelho eletrodoméstico, as leis de trânsito, o livro que a professora nos indicou para ler? Diante disto surge a preocupação com a leitura.
A leitura não é como muitos acreditam apenas um processo de decodificação de letras , silabas, palavras e frases.
A leitura é um processomediante o qual se compreende a linguagem escrita e para que possamos compreender o que lemos é necessário desenvolver algumas habilidades.
Neste trabalho vamos explicar algumas técnicas ou métodos que podem ser usados para facilitar a compreensão em leitura, as estratégias de leitura.

2.0 Analfabetismo funcional

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa ler, não setrata simplesmente de extrair informações da escrita, decodificando-a letra por letra, palavra por palavra, isto chama-se analfabetismo funcional.

Ler trata-se de uma atividade que implica, necessariamente, compreensão na qual os sentidos começam a ser construídos antes da leitura propriamente dita.
a decodificação é apenas um dos procedimentos que utilizamos quando lemos: A sociedade urgenteexige um cidadão leitor e não “ledor”. Esse tem que compreender o que ler, pois terá que ler também o que não está implícito no texto, ou seja tem que fazer inferências e checar se essas se confirmam ou não de acordo com as exigências do gênero.
A leitura fluente envolve uma série de outras estratégias como seleção, antecipação, inferências e verificação, sem as quais não é possível rapidez eproficiência. É o uso desses procedimentos que permite constatar o que vai sendo lido, tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, arriscar-se diante do desconhecido, buscar no texto a comprovação das suposições feitas.

3.0 ESTRATÉGIAS DE LEITURA

A utilização das estratégias de leitura compreende três momentos: o antes, o durante e o após a leitura.

3.1 Estratégias de Pré leituraTer um objetivo: a primeira condição é despertar o interesse da leitura de um determinado material, refere-se aos objetivos fundamentais da leitura.

Antecipação ou predição: tornam possível prever o que ainda está por vir, com base em informações explícitas e em suposições utilizando o conhecimento já existente para facilitar a compreensão. O gênero , o autor, o título e muitos índices nosinformam o que é possível que encontremos em um texto. Assim, se formos ler uma história de Monteiro Lobato chamada Viagem ao céu, é previsível que encontremos determinados personagens, certas palavras do campo da astronomia e que, certamente, alguma travessura acontecerá. prever os fatos utilizando o conhecimento já existente para facilitar a compreensão.

3.2 Estratégias durante aleitura

Inferência: permitem captar o que não está dito no texto de forma explícita. A inferência é aquilo que “lemos”, mas não está escrito. São adivinhações baseadas tanto em pistas dadas pelo próprio texto como em conhecimentos que o leitor possui. Às vezes essas inferências se confirmam, e às vezes não; de qualquer forma, não são adivinhações aleatórias.
Pensar em voz alta: verbalizar seu...
tracking img