Empreendedorismo e sustentabilidade iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lívia - Atividade 1
Pergunta 1 “Até 2005, apenas 2,9% das empresas brasileiras tinham 30 anos de atuação ou mais. Ainda em 2005, surgiram 792 mil novos negócios no Brasil, mas foram extintos 544 mil. Por outro lado, o número das microempresas na economia brasileira é considerável. As empresas com até quatro pessoas representam 83% do total. Quando somadas aos negócios com número de funcionáriosentre cinco e 19, esse percentual aumenta para 96,9%” (Revista Ensino Superior – março de 2008). O Empreendedorismo é estimulado ou impulsionado por fatores positivos e negativos. No caso do Empreendedorismo de Necessidade, este estímulo não se caracteriza e justifica por:

Correta:

c. Surgimento de alguma nova demanda por serviços ou produtos, no mercado

Pergunta 2 Uma nova empresa estátentando se estabelecer no mercado oferecendo a locação de filmes com serviço gratuito de envio e retirada de filmes no domicílio do assinante, por preços compatíveis com o praticado por locadoras tradicionais. Este é um exemplo de:

Correta:

d. De oportunidade, vista como uma ideia transformada em algo viável de ser implementado.

Pergunta 3 O Brasil é um dos países com maiores índices deempreendedorismo do mundo, porém grande parte dos nossos empreendedores caracteriza-se pelo empreendedorismo de necessidade. Pode-se dizer, portanto, que falta no país o desenvolvimento do empreendedorismo de oportunidade. Sobre o empreendedorismo de oportunidade é correto afirmar que:

Correta:

a. É o empreendedor visionário que sabe onde quer chegar. Cria uma empresa com planejamento prévio,tem em mente o crescimento que quer buscar para a empresa e visa a geração de lucros, empregos e riquezas.

Pergunta 4 O grupo de mídia Naspers divulgou em 29 de setembro de 2009 a aquisição de 91% do BuscaPé, portal de comparação de preços. A transação envolveu pouco mais de US$ 340 milhões. A compra do site brasileiro era parte da estratégia do grupo sul-africano em investimentos em mercadosemergentes, principalmente entre os países latino-americanos. Na visão do grupo, “O BuscaPé é um dos poucos nomes estabelecidos na indústria e que pode crescer mais”, disse o presidente-executivo das operações latino-americanas da Naspers, Hein Brand, em entrevista à Reuters. Por outro lado, Romero Rodrigues, presidente do Buscapé, engenheiro, com 32 anos na ocasião, comentou em entrevista na TVque o serviço ficou 5 anos no vermelho, até começar a gerar receitas que atraíram o interesse de muitos investidores, culminando com a ação do grupo Naspers. Deste episódio, se pode concluir objetivamente a verdade sobre um dos princípios do empreendedorismo:

Correta:

d. É necessário saber que, para se atingir tal sucesso, muito esforço deve ser despendido, num processo que pode requerermuito tempo e trabalho

Pergunta 5 Quando estamos em um cenário de negócios, alguns aspectos devem ser considerados. São eles: Motivação, Criatividade, Inovação, Conhecimento, Empreendedorismo e Recursos. Assinale a alternativa correta que faz referência ao aspecto que pode se manifestar, também, por meio da imitação. Por exemplo, um empreendedor que é capaz de descobrir novas utilizações paraprodutos já existentes, pode desenvolver métodos mais rentáveis para produzir um determinado produto ou mesmo encontrar novos mercados para certo serviço:

Correta:

a. Criatividade Atividade 2

Pergunta 1 O sumário executivo deve permitir ao leitor ter uma visão geral do que será apresentado no decorrer do seu plano de negócios e ser uma síntese dele. Tendo como ponto de partida o texto acima,assinale a alternativa correta:

Correta:

a. O sumário executivo deve responder, dentre outras questões relativas ao negócio, à seguinte questão: “qual o propósito de seu plano de negócios"?

Pergunta 2 Uma grande indústria têxtil transferiu suas instalações para a Bahia, em função de forte incentivo fiscal oferecido pelo governo local, para a transferência de sua fábrica para lá. Menos...
tracking img