Estrategias de ensino aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO
A PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Nome: Nilva rosa da S.C.Goldinho
CPF: 908.986.211-00
CEZARINA/GOIÁS.
1_R- Ao recorrer às minhas memórias de ontem, foi chamar a atenção para o que é um dado do nosso conhecimento, para uma daquelas coisas que, todas as crianças sabem, todos nós sabemos, mas muitas vezes esquecemos ou não prestamos atenção suficiente comoestudiosos ou cientistas: hoje, tal como ontem, as crianças e jovens que habitam as escolas vão, progressivamente, ganhando o estatuto / papel / posição de alunos, de modo a que ele se transforma na sua identidade número um, sendo em função disso que com eles nos relacionamos prioritariamente.

Noto que quase certo que todos nós guardamos memórias da escola que se cruza em pontos comuns, no queao estatuto de ser aluno se refere, divergindo no que a cada um de nós diz respeito. Quer dizer, quando elegemos a escola como contexto é difícil não ver os alunos simplesmente como alunos - tal como acontece, afinal, com os outros, com os professores, por exemplo. Mas, como vimos, tal como nós, para além do seu papel de alunos, esses jovens jogam muitos outros papéis. Utilizando a terminologiasistêmica, modelo que perfilhamos, diríamos que eles (como nós) são partes de muitos outros sistemas de que não os podemos desligar - família, grupo de amigos, claque de futebol, habitantes de um bairro, membros de qualquer associação ecologista... E aqui surge a primeira nota que queremos deixar: se o indivíduo não pode ser desligado do seu contexto, os contextos não podem ser desligados uns dosoutros.

A Escola dos meus sonhos. R_
Vamos lá à música, Ando Devagar, uma pausa a escolha da música é por na versão Paula Fernandes e a mesma leva a pensar.

Na escola dos meus sonhos é enfatizada a linguagem, como um todo, e na alfabetização, que é a parte mais importante, o aluno é incentivado a ler muito assim que aprende a ler, através da leitura das coisas mais agradáveis,adequadas à sua idade, e não de livros “indicados” por membros da educação “indicados” por algum político.
Na escola dos meus sonhos o ensino é iniciado do começo, e não como em um manual de instruções, do qual ninguém consegue se “guiar”, e tudo o que for aprendido vai ser utilizado na prática da vida real, para ajudar na administração de coisas que têm valor, como nossa casa, nossa família, e nossavida financeira e cultural.
Na escola dos meus sonhos as matérias são ensinadas de forma que tenham alguma utilidade prática, e valorizem o ser humano e a sua relação com o meio-ambiente.
Na escola dos meus sonhos a história é ensinada para que o aluno possa entender como chegou até aqui, a evolução, a tecnologia, para valorizar os pioneiros que trouxeram benefícios à humanidade em geral, e nãoaos personagens políticos que dão nome às ruas e avenidas das cidades.
Na escola dos meus sonhos a matemática é ensinada para que o aluno saiba administrar seu próprio dinheiro, saiba se deve comprar com cartão, cheque pré-datado ou à vista, e possa ajudar sua família a cuidar do seu patrimônio e evitar os desperdícios, e não a ser especialista em equação do segundo grau, que não têm utilidadenenhuma.
Na escola dos meus sonhos os professores de língua inglesa, por incrível que pareça, sabem falar Inglês, e pronunciar as palavras corretamente, e não “arruínam” o inglês dos alunos, a ponto de perder 10 anos estudando o idioma e não aprender nem as 5 palavras do verbo “to be”. Mas também, como alguém poderia ensinar outras pessoas as técnicas de natação por manuais técnicos, sem sabernadar?
Na escola dos meus sonhos os professores de português não vão exigir que os alunos que nem sabem ler perfeitamente interpretem textos de Carlos Drummond de Andrade (eu mesmo só fui compreender e gostar de algumas coisas de Drummond após os 30 anos de idade).
Na escola dos meus sonhos o trânsito é matéria obrigatória desde o começo da vida escolar, e o aluno jamais vai se tornar um assassino...
tracking img