Estudo de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

















FÁBRICA DE SAPATOS MASCULINOS








































FÁBRICA DE SAPATOS MASCULINOS














Trabalho apresentado a disciplina Engenharia do Produto do curso de Engenharia de Produção, da Universidade, sob aorientação do professor .







1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a gestão de custos de uma fábrica destinada à produção de sapatos masculinos. Tudo baseado nas informações passadas previamente pelo professor orientador do trabalho, tais como a disponibilização de um galpão com área de 8.000 m², dispondo de fundos iniciais na base de R$ 1.000.000,00, paraplanejamento de layout da fábrica, quantidade de maquinário, funcionários, logística, vendas e marketing da empresa.
Planejamos demonstrar de forma simples, porém objetiva o modelo de gestão dessa fábrica de acordo com o que nos foi informado.
























2 DESENVOLVIMENTO

A fábrica especializada em fabricação de sapatos masculinos Doctor Shoes, foi criada nomês de abril do ano de 2012, sob a direção de cinco sócios gerentes, os quais administrarão a mesma. Dispondo de um barracão com área de 8.000m², ou seja, sem custo inicial com a instalação, porém com o objetivo de materializar a fábrica com um investimento inicial de R$ 1.000.000,00.
Com o planejamento de possuir 03(três) modelos de sapatos, com uma produção semanal de 250 pares semanais, aempresa busca um estudo de viabilidade e gestão de custos, para visualizar quais seriam seus gastos iniciais e com esse planejamento poder ter uma visão sobre quanto deverão produzir para que cubram seus investimentos e comecem a lucrar com a produção, atingindo primeiramente um ponto de equilíbrio.

2.1 O PROCESSO PRODUTIVO

O processo produtivo será dividido da seguinte maneira, será iniciadopelo setor de corte, a matéria prima é cortada. Quando a matéria-prima utilizada é o couro, como nesse processo, deve se estar atento ao sentido das fibras, a elasticidade e a existência de defeitos para definir as posições do corte e minimizar o desperdício de material, para isso a empresa terá a colaboração de ao menos 12 funcionários neste setor que estará subdivido em setor 1.1, 2.1 e 3.1, poiscada subdivisão será responsável por um modelo de sapato, ou seja, haverá 4 funcionários disponíveis para a produção em cada subsetor,totalizando os 12 funcionários do setor de corte. Além disso, possuiremos 03 máquinas de corte para o setor.
Em seguida temos a fase de costura, onde essas peças de couro anteriormente cortadas são unidas através de costuras, onde haverá 18 funcionáriosdisponíveis para o setor de forma geral, ocorrendo a mesma subdivisão em 1.2, 2.2 e 3.2, ou seja, cada subsetor contará com 4 funcionários ativos nas máquinas e 2 funcionários para auxilio, como descrito acima é possível perceber que o setor possuirá 12 máquinas de costura.
A fase seguinte é a do corte do solado, neste setor os profissionais serão responsáveis pela elaboração do solado do sapato,onde sãofixadas as palmilhas de montagem, já com os cabedais montados e enformados aos solados, esta fixação pode será realizada através de colagem (Cola). Nesta etapa também ocorrem operações como os processos de colar os saltos, lixar os solados e cabedais enformados que foram montados nas palmilhas de montagens e colagem por meio de pressão. Este setor possuirá 4 máquinas de corte, sendo elas dividaspara a confecção dos três modelos de sapatos, contando com 12 funcionários no setor inteiro, no subsetor 1.3 responsável pela confecção do modelo 01, teremos um operador de máquina de corte e três funcionários efetuarem moldes, medições, etc. O subsetor 2.3 responsável pelo modelo 02, possuirá a mesma composição, o diferencial estará no subsetor 3.3 o qual possuirá dois operadores de máquinas e...
tracking img