Estrategia e dinamica competitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anhanguera Educacional de Brasília Curso de Administração

Estratégia e Dinâmica Competitiva

Introdução

O estudo de planejamento estratégico e suas ferramentas demanda cautela, tendo em vista que este visa planejar as decisões que serão tomadas se chegar a algum lugar no futurocom uma posição ou resultado melhor do que o atual. Os fluxogramas e seus diferentes tipos são ferramentas importantes para obter uma visão clara da situação em andamento e suas possíveis implicações.
Obviamente existiram desafios que deverão ser superados, isso se tornou uma necessidade para a sobrevivência de qualquer organização. Atualmente, o concorrente habitual não é o único a ameaçar asobrevivência do negocio. Diariamente empresas nascem, e algumas tende a desafiar e por vezes superar as detentoras de posições privilegiadas no mercado. Contudo, o desafio, não é o único problema, pois muitas dessas empresas que nascem realmente superam grandes adversários. Enquanto umas nascem e se tornam bem sucedidas no seu ramo de negocio, outras morrem inevitavelmente vão à falência e morrem.Saber avaliar o progresso alcançado torna-se com isso não apenas vital, mas uma questão de sobrevivência para as organizações que desejam se manterem atuantes nos seus respectivos mercados. O que torna essencial possuir bons profissionais dentro da organização capazes de entender e manipular as ferramentas estratégias e com isso obter ações de controle, elaboração de cronogramas e averiguaçãodos prazos estabelecidos.
A estratégia é a única maneira que as empresas possuem para poderem se movimentar de forma esquematizada, eliminando obstáculos e fazendo das barreiras, meios para superação de resultados. Atingindo seus objetivos, cumprindo com sua missão e garantido o que é mais essência para a organização, sobreviver e obter lucro.

Etapa 01
Fluxograma
Fluxograma é a representaçãográfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho. A representação gráfica utiliza figuras geométricas e setas para a união de cada figura. Pela representação gráfica é possível compreender de forma rápida e prática a transição de informações ou documentos dentro de um processo. O objetivo dos fluxogramas para os processos são fundamentais para a simplificação e racionalização do trabalho,permitindo a empresa uma compreensão fácil das etapas necessárias para a execução de qualquer processo. Abaixo um exemplo de um fluxograma de contas a receber.

Exemplo de Fluxograma:

Tipos de fluxograma
Fluxograma Vertical - Retrata a sequência de uma rotina por meio de linhas - que traduzem as diversas tarefas ou atividades necessárias para a execução da rotina- e de colunas - querepresentam os símbolos das tarefas ou operações, funcionários envolvidos na rotina, tarefas ou operações executadas. O espaço percorrido para a execução ou operação e o tempo despendido.

Exemplo de Fluxograma vertical:



Fluxograma Horizontal - utilizam, na maioria das ocasiões, os mesmos símbolos do fluxograma vertical e enfatiza os órgãos ou as pessoas envolvidas em um determinadoprocedimento ou rotina.
Exemplo de Fluxograma Horizontal:

Fluxograma de Blocos - Baseia-se em uma sequência de blocos ou ícones encadeados entre si, tendo cada qual um significado específico. Este fluxograma apresenta duas vantagens: utiliza uma simbologia mais rica e variada e não se restringe apenas a linhas e colunas preestabelecidas no gráfico.

Exemplo de Fluxograma de Blocos:

Conceito deEstratégia
A estratégia consiste em mobilizar todos os recursos possíveis da empresa para atingir objetivos de logo prazo. A empresa que deseja crescer com uma base sólida precisa saber elaborar estratégias eficazes, fundamental, para obter a consistência essencial à sobrevivência de logo prazo. Muitas empresas acabam canalizando sua visão e recursos em busca de resultados imediatos e com isso...
tracking img