Estrategia do oceano azul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Você se automedica? Conheça os riscos dos remédios mais usados

Aspirina (ácido acetilsalisílico)
Os principais efeitos colaterais do seu uso indiscriminado são o surgimento de gastrite e úlcera,mas ainda existe o risco da alteração do fator de coagulação do sangue, que pode provocar hemorragias. A aspirina é indicada para afinar o sangue de diabéticos e pessoas que sofreram derrame ouinfarto, mas jamais deve ser utilizada sem orientação médica. Nestes casos, os pacientes são submetidos a exames de coagulograma, a cada três ou seis meses, para evitar hemorragias. Recentemente, um estudocom mais de dois mil voluntários da Universidade de Sidney, na Austrália, sugeriu que o medicamento também pode causar uma espécie de cegueira em pacientes que fazem uso a longo prazo. Descongestionantes nasais
Cada vez mais utilizados nas grandes cidades, onde a poluição provoca alergias, rinites e sinusites, eles podem trazer dependência e efeitos nada agradáveis. Os produtos à base de sorofisiológico, que têm como principal objetivo umedecer a mucosa nasal, são considerados inofensivos. Por outro lado, os remédios que contêm substâncias derivadas da adrenalina - como a nafazolina - amédio prazo provocam dores de cabeça, pressão alta e podem desencadear estresse. A longo prazo, eles causam dependência severa. Caso a pessoa não use, sentirá cansaço e desânimo. Estes efeitos sãosemelhantes ao uso rotineiro da anfetamina e de bebidas energéticas. 

Remédios específicos para dor de cabeça
Em sua maioria, os remédios que dizem tratar a dor de cabeça associam a dipirona a umanti-histamínico. Eles provocam sonolência leve e dão a impressão de que o incômodo se foi, mas apenas amenizam o problema e não tratam a causa. O uso diário a longo prazo sobrecarrega as enzimashepáticas, o que pode levar a sérias alterações nas funções do fígado. No caso de hipertensos e diabéticos, estes efeitos podem ser ainda piores.

Anti-inflamatórios
Os anti-inflamatórios costumam ser...
tracking img