Estrategia do oceano azul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de
Geografia
“Maias”

Nome: Geovanna Roque de Freitas
Nº: 10 Professora: Cléia Santos
Tema: Maias
Localização com mapa:


Quando e como surgiram:
Os maias provavelmente se tornaram agricultores de tempo integral pouco depois de nós, mas(como nós) só começaram a parecer construtores de civilização muitos milhares de anos depois. Suas primeiras grandes cidades surgiram em Yucatán por volta de 2000 a.C., a mesma época da fundação do Médio Império no Egito e cerca de duzentos anos antes da fundação da Babilônia.
Os maias floresceram durante quase três mil anos. Depois, no início do século IX da era cristã, as cidades do sul começaramsubitamente a ser abandonadas e em pouco tempo estavam vazias. As cidades do norte continuaram florescendo durante algum tempo sob o domínio dos toltecas, mas entraram em colapso quando os próprios toltecas se desintegraram no século XIII. Mayapán, a oeste, surgiu então como o último grande baluarte da civilização maia, mas esse sobrevivente estava, ele próprio, a somente duzentos anos de suaqueda.
Esse é o tipo de descrição que você encontra nas enciclopédias ou atlas históricos comuns. Embora comece falando dos povos, transforma-se imediatamente na história de uma outra coisa, algo como uma embarcação imensa navegando pelo tempo. Leva passageiros, lógico, mas eles servem apenas como lastro, pois, sem eles, o barco vira e vai a pique.

Época em que viveram:
O povo maiahabitou as regiões das florestas das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (região sul do atual México ). Viveram nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia.
Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos. As cidades formavam onúcleo político e religioso da civilização e eram governadas por um estado teocrático. O império maia era considerado um representante dos deuses na Terra. 
A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão etrabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos. 
A base da economia maia era a agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação eram muito avançadas. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.
Ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço naarquitetura. O artesanato também se destacou: fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas.
A religião deste povo era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Elaboraram um eficiente e complexo  calendário que estabelecia com exatidão os 365 dias do ano.
Assim como os egípcios, usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Registravamacontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes.
Desenvolveram muito a matemática , com destaque para a invenção das casas decimais e o valor zero.

População:
Estima-se que no início do século XXI esta região seja habitada por 6 milhões de maias. Alguns encontram-se bastante integrados nas culturas modernas dos países em que residem, outroscontinuam a seguir um modo de vida mais tradicional e culturalmente distinto, muitas vezes falando uma das línguas maias como primeiro idioma. As maiores populações de maias contemporâneos encontram-se nos estados mexicanos de Yucatán, Campeche, Quintana Roo e Chiapas, e nos países da América Central Belize, Guatemala, e nas regiões ocidentais de Honduras e El Salvador.
Forma de...
tracking img