Estrategia de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORGANIZACIONAL
TRABALHO COMPLETO DO II BIMESTRE 2010/02 - PROFESSOR: ALEX BONATTO

RESSPOSTAS EM VERDE : SÃO DO GRUPO
EM VERMELHO , FOI O QUE VIMOS EM AULA COM O ALEX (O QUE ELE QUER)


Fusão CASAS BAHIA X PONTO FRIO

1. Avalie as informações abaixo:
“Na época, a operação chamou a atenção do mercado por seu porte: juntas, passaram a ser donas de umfaturamento anual de R$ 40 bilhões. Mas também despertou interesse a maneira como a negociação foi conduzida, com a dispensa da chamada “due dilligence” (a auditoria prévia realizada em uma companhia). Foi ideia dos Diniz, para permitir que o contrato fosse assinado em apenas 90 dias depois do início das conversas. Contribuiu para isso o fato de as duas empresas serem auditadas pela mesma consultoria— a Ernst & Young.
Da sua parte, Klein abriu mão de contratar escritório próprio de advocacia para assessorá-lo (a assessoria jurídica partiu, para as duas companhias, da Tozzini e Freire). A informação de consultores que tiveram acesso às primeiras conversas era que a situação financeira da Casas Bahia dependia do equacionamento de uma dívida superior a R$ 2 bilhões.
O Tozzini atendeu asduas empresas porque já havia atuado na venda das ações de Saul Klein, filho do fundador da Casas Bahia, que deixou a empresa na metade de 2009, e também por ser o escritório da francesa Casino, sócia do Pão de Açúcar. A Estáter, de Pérsio de Souza, o homem de confiança de Abilio Diniz, foi a responsável por desenhar os detalhes do contrato.
O resultado dessa corrida contra o tempo foi umcontrato com menos de 30 páginas, que além das condições básicas do negócio estabelece também garantias contra eventuais problemas.
Para efeitos legais, a antiga Casas Bahia continua aberta (com CNPJ ativo), e continuará assim por pelo menos dez anos. Foi a forma de o Pão de Açúcar se defender do risco de processos futuros.
Nessa nova fase de negociação, Klein foi buscar o aconselhamento daSignatura Lazard, uma butique de investimentos, e do escritório de advocacia Pinheiro Neto. O Pão de Açúcar é assessorado pela Estáter (que já trabalhou para Diniz em outras transações) e pelo escritório Barbosa, Mussnich e Aragão.”
Avaliando como consultor onde estavam os possíveis erros no processo de fusão? Por que eles aconteceram? A pressa para o anúncio da fusão tem ligação? Por que apressa? Quais são as lições que podemos capturar desse episódio quando pensamos em nossa disciplina de Planejamento Estratégico?
Resposta do grupo: Fusão é uma estratégia adotada pelas empresas para aumentar a Vantagem Competitiva. Juntando-se as organizações possuirão uma grande redução de custos e o Poder de Barganha.
A tentativa era de criar uma cadeia de valores e melhorar de certa forma suareputação. Os erros aconteceram pela pressa e filosofias diferentes, seus trabalhos são realizados de formas distintas e a conta para integração das redes é alta.
Aula de Revisão :
ERROS NA FUSÃO; dispensa de auditoria , problemas de cultura / rapidez
PQUE ACONTECERAM? A pressa na fusão (interesse comum) / cenário de incerteza, necessidade de consolidação
A PRESSA : motivos financeiros
QUAIS ASLIÇÕES: O planejamento é o que importa

2. Avalie:
“A indústria já começou a sentir a pressão vinda da união entre as duas maiores empresas de varejo de eletroeletrônicos e móveis do país. Em janeiro, as empresas chegaram a anunciar aos fornecedores que as compras para as redes Casas Bahia, Ponto Frio e Extra seriam unificadas, sob o cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) da CasasBahia. O Cade, no entanto, afirmou em fevereiro que a fusão poderia prosseguir desde que, entre outros itens, a estrutura comercial das redes se mantivesse independente. Teve início, então, o acirramento da queda de braço entre as varejistas e os fabricantes.”
Quais são os impactos de fusão dentro da economia? Quem são os possíveis favorecidos e prejudicados? Pergunto mais uma vez: quais são os...
tracking img