Estrategia de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estratégia de marketing |
|
|
| O principal objetivo de uma Estratégia de Marketing é o desenvolvimento do negócio, tendo em linha de conta, a análise do meio envolvente, a análise da concorrência, a análise do mercado e da própria empresa, visando a fundamentação das opções táticas de marketing. 1. Objectivos/vantagens em estabelecer uma Estratégia de Marketing A criação de umaEstratégia de Marketing tem vários benefícios: * Serve de orientação para os diferentes departamentos da empresa, definindo quais os objectivos e as ações de marketing a prosseguir; * Identifica as oportunidades e ameaças do mercado; * Identifica os pontos fortes e fracos da empresa; * Permite estruturar as opções de marketing em áreas estratégicas; * Permite a avaliação da implementação daestratégia de marketing. 2. O que é uma estratégia de marketingA Estratégia de Marketing deverá garantir que a empresa atinja os objectivos estruturados no plano de marketing. Uma estratégia de marketing pode ser elaborada em qualquer um dos diferentes estádio do ciclo de vida do produto ou serviço (introdução, crescimento, maturidade ou declínio).O processo de elaboração da Estratégia deMarketing não cabe só ao responsável de Marketing, embora seja deste a responsabilidade da elaboração do mesmo. Assim, no processo de elaboração da Estratégia de Marketing deverão participar os responsáveis pelas áreas de Investigação e Desenvolvimento, Produção, Comercial, Financeira, etc. As Estratégias de Marketing devem ter como elementos de orientação a estratégia da empresa e as definições da mesmaao nível de políticas, objectivos e metas. | |
|

3. Como é que se desenvolve a estratégia de marketing

3.1. Passo 1: Análise – diagnóstico

Nesta fase pretende-se efetuar uma síntese das análises internas e externas. Com esta análise identificam-se os elementos chave para a gestão da empresa, permitindo estabelecer prioridades de atuação. Uma das ferramentas mais usadas para efetuar otratamento desta informação é a análise SWOT.

3.2. Passo 2: Análise SWOT

A análise SWOT permite ver claramente quais são os riscos a ter em conta e quais os problemas a resolver (ameaças), assim como as vantagens e as oportunidades a potenciar e explorar. Desta forma, a análise SWOT constitui um elemento fundamental para se proceder à definição de objectivos para a Estratégia de Marketing,em coerência com a influência do meio envolvente, força concorrencial, necessidades do mercado e performance da empresa.
Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas para o diagnóstico estratégico. O termo SWOT é composto pelas iniciais das palavras Strenghts (Pontos Fortes), Weaknesses (Pontos Fracos), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

3.3. Passo3: Fixação de objectivos

A definição dos objectivos é a base que permite o sucesso da implementação de uma estratégia. Assim sendo, os objectivos devem ter as seguintes características:

* Hierarquizáveis - deve definir-se uma hierarquia que permita identificar objectivos primordiais e, consequentemente, definir prioridades de atuação;
* Consistência - devem ser realistas econsistentes;
* Mensurabilidade - devem permitir avaliar o grau de sucesso de implementação da estratégia;
* Calendarizáveis - a avaliação de uma estratégia só é possível se estiverem definidos prazos para atingir os objectivos;
* Realistas - desafios atingíveis.

A fixação dos objetivos permite assegurar a coerência entre a estratégia da empresa e a estratégia de marketing. O acordo de todos osparticipantes na sua elaboração possibilita a construção de indicadores de avaliação da implementação da Estratégia.
Quando os objetivos são vagos ou mal enunciados podem ser mal entendidos e provocar problemas na implementação das estratégias e na avaliação das mesmas. A definição dos objectivos auxilia ainda a avaliação de desempenho da empresa e dos seus diferentes recursos.
O “objetivo”...
tracking img