Estoicismo e epicurismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTOICISMO E EPICURISMO

ESTOICISMO - Introdução
O estoicismo é uma escola de pensamento filosófico grego fundado por Zenão de Cítio. O estoicismo desenvolveu-se como um sistema integrado pela lógica, pela física e pela ética, articulados por princípios comuns. Foi, porém, a ética estoica que mais influência exerceu no desenvolvimento da tradição filosófica, chegando até a influenciar opensamento ético cristão nos primórdios do cristianismo. Para o estoicismo, os princípios éticos da harmonia e do equilíbrio, fundam-se nos princípios que ordenam o próprio cosmos. O homem, enquanto parte desse cosmos, deve orientar a sua vida prática por tais princípios. A ataraxia, a imperturbabilidade, constituem o sinal da sabedoria e da felicidade, pois representam o estado no qual o homem,impassível, não é afetado pelos males da vida. Atualmente, a filosofia da linguagem tem revalorizado a contribuição dada pelos estoicos para a lógica e para a teoria da linguagem.

EPICURISMO – Introdução
O epicurismo é a doutrina do filósofo grego Epicuro segundo o qual o bem é o prazer. O prazer consiste na eliminação de toda a dor; o estado estável do prazer é a ausência de dor, a ataraxia. É oprazer estável que garante a felicidade. O Sábio despreza a morte. Aprender a viver é aprender a gerir melhor os prazeres, afastando aqueles que não são nem naturais nem necessários e fomentando aqueles que se encontram nos limites da natureza. O estádio supremo dessa moral é a beatitude da ataraxia: a total imperturbabilidade diante da dor.

ESTOICISMO E EPICURISMO - DESENVOLVENDO CONCEITOS
Oepicurismo e o estoicismo têm como característica comum garantir ao homem o bem supremo, a serenidade, a paz, a apatia. Relativamente ao epicurismo, filosofia moral de Epicuro (341-270 a.C.), podemos afirmar que o mesmo defendia o prazer como caminho da felicidade. Para que a satisfação dos desejos seja estável é necessário um estado de ataraxia, isto é, de tranquilidade e sem qualquer perturbação. Opoeta romano Horácio seguiu de perto este pensamento de defesa do prazer do momento, ao considerar o "Carpe Diem" ("aproveita o dia", "colhe o momento") como necessário à felicidade. No epicurismo não se trata do prazer imediato, como é desejado pelo homem vulgar; trata-se do prazer imediato, refletido, avaliado pela razão, escolhido prudentemente. É preciso dominar os prazeres, e não se deixarpor eles dominar. O prazer espiritual diferenciarse-ia do prazer sensível, porquanto o primeiro se estenderia também ao passado e ao futuro e transcende o segundo, que é unicamente presente. O seu objetivo acima de tudo era libertar as pessoas do medo da morte, pois não podemos fugir do nosso destino, devendo tirar o melhor partido da única vida que temos, devendo, para tal, desfrutar dos nossosprazeres com moderação. Relativamente ao estoicismo, considera-se ser possível encontrar a felicidade desde que se viva em conformidade com as leis do destino que regem o mundo, permanecendo indiferente aos males e paixões, que são perturbações da razão. O ideal ético é a apatia, que se define como a ausência de paixão permitindo a liberdade, mesmo sendo escravo. Dado que a natureza é governada porprincípios racionais, há razões para que tudo seja como é. Não podemos desejar mudar isso, pois a nossa atitude perante a nossa mortalidade, ou o que nos parece ser uma tragédia pessoal deveria ser de serena aceitação. A vida ideal que aspira à liberdade e à paz como bens supremos consistiria na renúncia a todos os desejos possíveis, aos prazeres positivos, físicos e espirituais; e, porconseguinte, em vigiar-se, no precaver-se contra as surpresas irracionais do sentimento, da emoção, da paixão. Não ser perturbado no espírito, renunciando a todos os desejos possíveis, visto ser o desejo inimigo do sossego: eis as condições fundamentais da felicidade que é precisamente liberdade e paz. Assim sendo, para enfrentar o medo da morte, é preciso viver cada instante que passa, sem pensar no...
tracking img