Epicurismo e Estoicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1818 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 13 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

A busca do prazer por epicuro nos faz por em pauta diversos assuntos, no caso do epicurismo, onde a busca pelo bem estar, pelo prazer está cima de tudo.
Já o Estoicismo, onde existe a crença do mundo ser governado por uma lógica divina, assim sendo é mais importante estar em comunhão com a natureza, mesmo que isso implique em desconforto mental ou físico.
Este trabalho tratadessas duas doutrinas, explicando as formas e os argumentos de cada uma.

Sumário:
- O que é Epicurismo?

- Epicurismo

- Os epicuristas e a morte

- O que é estoicismo?

- Estoicismo

- Conclusão

- Bibliografia.

O que é Epicurismo:
Epicurismo é um sistema filosófico, que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranqüilidade e de libertação do medo, com aausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos. Já quando os desejos são exacerbados podem ser fonte de perturbações constantes, dificultando o encontro da felicidade que é manter a saúde do corpo e a serenidade do espírito.
Epicurismo é um sistema da filosofia criado por um filósofo ateniense chamado Epicuro de Samos no século IV a.C.Existem vários fundamentos básicos do Epicurismo, porém, se distingue o desejo para encontrar a felicidade, buscar a saúde da alma, lembrando que o sentido da vida é o prazer, objetivo imediato de cada ação humana considerando sem sentido as angústias em relação à morte, e a preocupação com o destino.
No Epicurismo o prazer deve ser sereno e calmo. Os seguidores do Epicurismo são chamados deepicuristas, e seu seguidor deve procurar evitar a dor e as perturbações, levar uma vida longe das multidões, porém não solitário, dos luxos excessivos, se colocando em harmonia com a natureza e desfrutando da paz. Outro valor defendido pelo Epicurismo e seus defensores é a amizade. A amizade traz uma grande felicidade para as pessoas já que a convivência ocasiona uma troca sempre saudável de pensamentos eopiniões enriquecendo as relações.
Um Epicurista não busca a fama das celebridades, nem o poder, busca sim os prazeres dos sentidos conforme as prioridades de cada indivíduo, por exemplo, comidas especiais se o prazer de comer é indispensável, tirar um sono no horário da tarde pelo simples prazer de dormir etc. Se os prazeres forem gozados junto dos amigos se tornará mais importante.
SegundoEpicuro, o criador do Epicurismo, as pessoas não podem viver de forma agradável se não forem prudentes, gentis com os outros e justas em suas atitudes e pensamentos sem viver prazerosamente. As virtudes então devem ser praticadas como garantia dos prazeres.

Epicurismo:

Epicuro acreditava que o maior bem era a procura de prazeres moderados de forma a atingir um estado de tranquilidade(ataraxia) e de libertação do medo, assim como a ausência de sofrimento corporal (aponia) através do conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos. A combinação desses dois estados constituiria a felicidade na sua forma mais elevada. Embora o epicurismo seja doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo (já que declara o prazer como o único valor intrínseco), a sua concepção daausência de dor como o maior prazer e a sua apologia da vida simples tornam-no diferente do que vulgarmente se chama “hedonismo”.
Epicuro vê na filosofia o caminho para alcançar a felicidade, entendida como libertação das paixões. O valor da filosofia é, pois, puramente instrumental: o seu fim é a felicidade.
Mediante a filosofia o homem liberta-se de todo o desejo inquieto e molesto; liberta-setambém das opiniões irracionais e vãs e das perturbações que delas procedem.
A investigação científica destinada a investigar as causas do mundo natural não tem um fim diferente. "Se não estivéssemos perturbados pelo pensamento das coisas celestes e da morte e por não conhecermos os limites das dores e dos desejos, não teríamos necessidade da ciência da natureza" (Máximas capitais, 11). O valor da...
tracking img