epicurismo e estoicismo

Páginas: 4 (884 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
C.E.S.A
Data: 25/11/2013
Profª: André
Alunos (as): Marcus Duarte e Thainá Duarte.
Números: 30 e 41.
Turma: 1007.

Estoicismo e Epicurismo.

Introdução
Epicurismo é a ideia que para serfeliz o homem necessitava de três coisas: LIBERDADE, AMIZADE e TEMPO PARA MEDITAR... E se por acaso o homem não tivesse, essas três coisas e considerado infeliz. Porque eles só pensavam que a LIBERDADE,AMIZADE e TEMPO PARA MEDITAR era possível levar uma vida feliz.
Estoicismo é uma doutrina filosófica que propõe viver de acordo com a lei racial da natureza, em relação á tudo que é externo ao ser. Eé uma grande peça na grande ordem e propósito do universo. Na doutrina deles tinha como principal foco viver de acordo com a lei racial da natureza. Eles não tinham opiniões, porque "de nada desejam,de nada se queixam, não se irritam e não se alegram".
A diferença entre o epicurismo e estoicismo era que um vivia necessitava de sentimentos, já o outro (estoicismo) vivia de acordo com a lei, queno caso era não desejar nada, não se alegra, não ficar irritado e de nada se queixar, não viver de sentimentos e sim de acordo com a lei racial da natureza.

Desenvolvimento
O estoicismo se opõe aoepicurismo - O epicurismo é essencialmente hedonista. Para os estóicos, o fim supremo, o único bem do homem, não é o prazer, a felicidade, mas a virtude. 
Como o bem absoluto e único é a virtude,assim o mal único e absoluto é o vício. (Ver: O bem e o Mal ). 
A paixão, na filosofia estóica, é sempre má; pois é movimento irracional, vício da alma? Quer se trate de ódio, quer se trate depiedade. 
De tal forma, a única atitude do sábio estóico deve ser o aniquilamento da paixão, até a apatia. O ideal ético estóico não é o domínio racional da paixão, mas a sua destruição total, para dar lugarunicamente à razão: maravilhoso ideal de homem sem paixão, que anda como um D-us entre os homens. Daí a guerra justificada do estoicismo contra o sentimento, a emoção, a paixão, donde deriva o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estoicismo e epicurismo
  • Estoicismo e Epicurismo
  • Epicurismo e Estoicismo
  • Estoicismo e Epicurismo
  • Estoicismo e Epicurismo
  • estoicismo e epicurismo
  • Epicurismo e estoicismo
  • Epicurismo e Estoicismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!