Florence

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia Diferenciada




O que é menarca?

A menarca é a primeira menstruação. Tanto pelas perspectivas sociais quanto médicas, a primeira menstruação é freqüentemente considerada um evento central da puberdade feminina, e sinaliza a possibilidade de fertilidade.


Idade da primeira menstruação ou menarca.

Garotas experimentam a menarca, ou primeira menstruação, em idadesvariadas. A idade da primeira menstruação é influenciada pela biologia feminina, assim como por fatores genéticos e ambientais, especialmente os nutricionais. A idade média da primeira menstruação tem declinado no último século, mas a razão dessa diminuição ainda é objeto de controvérsia. A idade da primeira menstruação costuma ser entre 11 e 13 anos.


Sintomas da menarca ou primeira menstruação.A menarca é a culminação de uma série processos fisiológicos e anatômicos da puberdade. O fluxo de sangue da primeira menstruação consiste da combinação de sangue fresco e coagulado com tecido endometrial. O fluxo inicial da menarca é geralmente vermelho mais vivo do que o fluxo menstrual maduro. A primeira menstruação é freqüentemente de pouca quantidade e pode ser breve. Como outrasmenstruações, a menarca também pode apresentar como sintomas as cólicas.














1











Aparecimento da primeira menstruação.

Quando a primeira menstruação ocorre, ela confirma que a garota teve crescimento gradual do útero induzido por o estrogênio. Em casos muito raros, a primeira menstruação pode aparecer em idade muito prematura, antecedendooutros sinais de puberdade. Isso é chamado menarca precoce isolada, mas outras causas para o sangramento devem ser investigadas. Quando a primeira menstruação é atrasada (não ocorre até depois dos 16 anos de idade), isso é chamado amenorréia primária.



Mudanças na idade média da primeira menstruação.

A maioria das fontes concorda que a idade média da primeira menstruação nas sociedadesmodernas tem declinado, porém as razões e grau de declínio são controversos. Essa queda na idade da primeira menstruação é geralmente atribuída ao aumento na massa e gordura corporal, mas outros fatores também podem ter influência como exposição a químicos que simulam o estrogênio e urbanização. Nos Estados Unidos, menos de 10% das garotas têm a primeira menstruação antes dos 11 anos de idade, e 90%delas já têm a menarca aos 13,75 anos, sendo que a média é 12,43 anos.


http://www.copacabanarunners.net/primeira-menstruacao.html

Corrida e Saúde

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes.
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License (www.gnu.org/copyleft/fdl.html). Usa material do artigo da Wikipédia "Menarche" (en.wikipedia.org/wiki/Menarche).2










Entenda o que é Climatério e Menopausa.


A pré-menopausa ou climatério: é o período de transição que ocorre de 2 a 4 anos antes da última menstruação e caracteriza-se pela irregularidade nos ciclos menstruais, diminuição nos níveis dos hormônios sexuais estrógeno e progesterona e presença de alguns sintomas como suores noturnos, fogachos (ondas decalor), depressão, irritabilidade, ansiedade e insônia, temperatura da pele chega a subir cinco graus), sudorese (que pode ser profusa), palpitações. As crises geralmente duram de um a cinco minutos e podem repetir-se diversas vezes por dia. A presença destes sintomas varia de mulher para mulher e podem permanecer até um ano após a última menstruação. De cada quatro mulheres, pelo menos trêsexperimentam sintomas desagradáveis no climatério. A queda dos níveis dos hormônios sexuais altera a consistência do revestimento da vagina, da uretra e das fibras do tecido conjuntivo que conferem sustentação à mucosa dessas regiões. Podem surgir incontinência urinária, ardência à micção, facilidade para adquirir infecções urinárias e corrimentos ginecológicos. Os músculos que formam o assoalho...
tracking img