Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fac. UniCamps / Colégio Arctempos
Psicologia Social e Organizacional
Curso: Gestão em Segurança do Trabalho
Professora: Tais Guedes de Melo
Aluno: Jefferson Mendes Vieira

ATIVIDADE AVALIATIVA

FILME: “TEMPOS MODERNOS”

O filme “Tempos Modernos”, lançado em 1936, retrata o sec. XVIII na chamada Revolução Industrial. Este período foi marcado uma transformação no mercado de trabalho.Quais foram estas transformações?
  Ha uma mudança radical na estrutura da sociedade, o homem passou a ser substituído pela máquina, que produzia mais e custava menos do que a mão de obra humana, que não era especializada, e sem o ritmo acelerado de produção em massa exigido pelo novo sistema. Era tarefa para poucos, o mercado de trabalho sofreu profundas modificações, sempre atreladas ao modo deprodução capitalista. A Revolução Industrial nada mais é do que a implantação deste modo de produção, a transformação operada na distribuição espacial do processo de produção.

Nos dias atuais, pode-se afirmar que estamos passando por transformações no mercado de trabalho? Explique.
Hoje vivemos outro momento no mercado de trabalho onde o trabalhador da indústria já não é mais dominante,não tem a garantia de emprego para toda a vida, busca novos conhecimentos, esta se especializando, é cobrado por seu desempenho, criatividade, responsabilidade e conhecimento. As informações que tínhamos sobre trabalho, emprego, sofreram mudanças devido à influência e evolução da sociedade e formas de produção.
Os fatores que contribuíram para esta nova realidade são: as inovações tecnológicas,globalização econômica, o individualismo, e o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho. A exigência de aperfeiçoamento dos empregados e de novas habilidades teve como consequência o desemprego, a informatização, criatividade, experiências, ser audacioso, é algumas características observadas para a contratação de colaboradores. É valorizado o trabalhador que tem disponibilidade paraaprender contribuindo com conhecimento atualizado para o desenvolvimento de técnicas, de novas gestões.

3 . Existe relação entre revolução industrial e revolução tecnológica? Explique.
Para mim existe. Na Revolução Industrial, as descobertas que revolucionaram a maneira de produzir não estavam ligadas à pesquisa científica, mas nasciam do contato direto com o trabalho. as máquinas mais complexase as novas matérias-primas, como a borracha, o petróleo etc., exigiam um novo tipo de pesquisa ligada à ciência moderna. praticamente desapareceu a pequena empresa do pioneiro capitalista, dando lugar à gigantesca indústria, com seus magnatas e banqueiros, que controlavam a economia mundial. começou a se tornar tão industrializar tudo. Na revolução tecnológica, começou com a construção dosprimeiros motores elétricos, a transmissão de energia elétrica a longas distâncias através de cabos, o surgimento das primeiras lâmpadas elétricas, o aperfeiçoamento do telefone, o telégrafo sem fio e o uso do petróleo como combustível. Essa nova revolução deveu-se à crescente interação entre ciência e tecnologia. Outra grande mudança na indústria foi a produção em massa. Isso correspondeu à produção,em grandes quantidades, de mercadorias padronizadas, feitas em série. Nessa nova forma de produzir, cada unidade de uma mercadoria é exatamente igual à outra, o que não ocorria na produção artesanal.
Em sua opinião, como o trabalhador deve lidar com essas transformações.
Estamos vivendo em tempos de expansão, onde o mais rápido vence multifuncionalidade. A Quantidade de nova informaçãotecnológica dobra a cada dois anos, sentimos que estamos desatualizados a cada dia, pois são milhões de novas informações, atualidades, o mercado, o consumidor, o conceito de negócio, o marketing, o produto, tudo mudou. Falamos de produtos que ainda estão sendo criados, para distribuir para um mercado que ainda não emergiu e diante de uma tecnologia que muda diariamente. Percebeu-se que para se...
tracking img